Latam retomou os voos de turistas para a Ilha de Rapa Nui

A Latam retomou nesta quinta-feira (4) seus voos regulares de passageiros entre Santiago do Chile e Rapa Nui (Ilha de Páscoa). As operações haviam sido suspensas há 27 meses devido à pandemia de coronavírus e estavam pendentes de retomada devido a restrições de entrada na ilha.

Atualmente, os voos acontecem uma vez por semana, às quintas-feiras com aeronaves Boeing 787-9 para 313 passageiros. Ainda em agosto, a frequência passará a ser duas vezes por semana e, em setembro, serão três. Os voos diários começam em outubro.

Nos últimos meses, os voos na rota vinham sendo operados apenas com carga, a fim de abastecer a remota ilha do Oceano Pacífico, ou com residentes. A volta das operações com passageiros turistas vinha sendo rechaçada pelos habitantes, que chegaram até a fazer manifestações no aeroporto local, a fim de que não houvesse o retorno a menos que houvesse segurança de que não haveria a disseminação de doenças, como a Covid.

Como resultado da pandemia, e para proteger o local e os moradores, a administração da ilha assinou um acordo denominado “retorno seguro”, que só permite a chegada de aviões com passageiros residentes na ilha.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Esquadrilha da Fumaça faz turnê no Nordeste na próxima semana com...

0
Entre o final de agosto e o início de setembro, a Esquadrilha da Fumaça tem agendada uma série de apresentações em cinco capitais