Latam se junta a Airbus e a grupo de aéreas em projeto de remoção de carbono da atmosfera

A Airbus e várias grandes companhias aéreas, incluindo a Latam Airlines, Air Canada, Air France-KLM, easyJet, International Airlines Group, Lufthansa Group e Virgin Atlantic assinaram Cartas de Intenção (LoI) para explorar oportunidades de remoção de carbono da atmosfera.

A Captura e Armazenamento Direto de Carbono no Ar (DACCS) é uma tecnologia de alto potencial que envolve a filtragem e a remoção das emissões de CO2 diretamente do ar usando fans de alta potência. Uma vez removido do ar, o CO2 é armazenado de forma segura e permanente em reservatórios.

As remoções de carbono por meio da tecnologia de captura direta do ar complementam outras soluções que proporcionam reduções de CO2, como o Sustainable Aviation Fuel (SAF), abordando as emissões restantes que não podem ser eliminadas diretamente.

O esquema abaixo ilustra como isso funcionaria.

Como parte dos acordos, as companhias aéreas se comprometeram a negociar a possível pré-compra de créditos de remoção de carbono verificados e duráveis ​​a partir de 2025 até 2028. Os créditos de remoção de carbono serão emitidos pela 1PointFive, uma parceira da Airbus. A parceria das empresas inclui a pré-compra de 400.000 toneladas de créditos de remoção de carbono a serem entregues ao longo de quatro anos.

“Já estamos vendo um forte interesse das companhias aéreas em explorar remoções de carbono acessíveis e escaláveis”, disse Julie Kitcher, vice-presidente executiva de comunicações e assuntos corporativos da Airbus. “Estas primeiras cartas de intenção marcam um passo concreto para o uso desta tecnologia promissora tanto para o plano de descarbonização da própria Airbus quanto para a ambição do setor de aviação de atingir emissões líquidas de carbono zero até 2050.”

“Estamos empolgados em fazer parceria com a Airbus. Os créditos de remoção de carbono da captura direta de ar oferecem um caminho prático, de curto prazo e de baixo custo que permite que a indústria da aviação avance em suas metas de descarbonização”, disse Michael Avery, presidente da 1PointFive.

“O DACCS representa uma maneira inovadora não apenas de remover o carbono da atmosfera, mas também tem o potencial de desempenhar um papel no desenvolvimento de combustíveis sintéticos sustentáveis ​​para aviação”, disse Juan José Tohá, Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do LATAM Airlines Group.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias