Pela primeira vez, LATAM forma uma turma de pilotos composta só por mulheres

A LATAM Brasil cumpriu ontem, 18 de fevereiro, mais um marco na sua história ao formar uma turma completa de pilotos composta apenas por mulheres.

Mulheres Pilotos LATAM

A informação foi divulgada pelo piloto-chefe da companhia, Alexandre Giannini. As novas tripulantes assinaram o contrato ontem e começarão seu treinamento para o Airbus A319/20/21 no dia 2 de março. Uma vez aprovadas no simulador, elas estarão prontas para assumir, inicialmente, o assento da direita na cabine dos aviões.

Antes da LATAM, apenas a finada Avianca Brasil tinha formado uma turma de 34 copilotos composta exclusivamente de mulheres, cujo ob jetivo foi fomentar a participação do público feminino na aviação, principalmente na cabine de comando, onde ainda são minoria.

Recentemente, outra quebra de paradigma pôde ser vista na aviação nacional, quando a Passaredo deu início à contratação de homens para a função de comissários de bordo.

Em 21 de Fevereiro, a Latam emitiu um comunicado oficial:

A partir do início de março, Mês da Mulher, seis novas funcionárias da LATAM Airlines Brasil iniciam seus treinamentos como copilotas da companhia. Todas fazem parte de um grupo exclusivo de mulheres contratadas pela LATAM para atuarem no cockpit das aeronaves da família Airbus A320, que incluem o A319, A320 e A321.

“Esse movimento faz parte do nosso objetivo de estimular a participação feminina no mundo da aviação, especialmente dentro da cabine de comando. Atualmente, o público masculino é o que mais busca a posição de piloto comercial e queremos mudar esse conceito”, afirma Geraldo de Meneses, diretor de operações da LATAM Airlines Brasil. “Nosso objetivo é mostrar que todos que acreditam em seus sonhos e querem voar cada vez mais alto são bem vindos dentro dos nossos voos”, conclui.

O treinamento das copilotas tem duração de aproximadamente cinco meses e conta com capacitações práticas e com instrutores em todas as etapas, desde a Academia de Treinamento da companhia, passando pelos simuladores de voo e chegando às rotas operadas pela LATAM. Assim que formadas, estarão aptas a ser copilotas em rotas domésticas no Brasil, além de voos regionais e para Miami (EUA).

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Ampla gama de soluções de Defesa e Segurança será apresentada pela...

0
A BAE Systems é uma empresa com reconhecido histórico na indústria de defesa em todo o mundo. No mercado latino-americano, as