Início Empresas Aéreas

LATAM transporta gratuitamente quase 1.500 kg de embalagens para refeições solidárias

Imagem ilustrativa

A LATAM, por meio do seu programa Avião Solidário, realizou o transporte gratuito de mais de 55 mil embalagens para refeições em Salvador (BA) na última sexta-feira (20/5).

A carga de quase 1,5 tonelada foi transportada do Rio de Janeiro para a capital baiana e destinada à ONG Gastromotiva. As embalagens serão utilizadas na distribuição de refeições para pessoas em situação de insegurança alimentar.

A parceria institucional entre a LATAM e a Gastromotiva começou em 2015 com a doação de passagens para a ONG e a realização de ações de voluntariado com colaboradores da empresa.

Em 2021, a companhia aérea realizou 7 transportes de embalagens para a organização, com destino a Manaus, Guarulhos, Curitiba e Salvador, que totalizaram mais de 8 toneladas. Depois, em 2022, foram realizados 2 transportes para Manaus e Salvador, com mais de 5 toneladas no total.

“A parceria com a LATAM soma a expertise em logística da empresa com o trabalho de transformação social da Gastromotiva, e tem sido fundamental para a ampliação territorial e expansão do impacto dos nossos programas, principalmente no momento que tivemos que adaptar nosso modelo de atuação para atender o crescente número de pessoas em situação de fome. O apoio, ampliado pelo Avião Solidário, nos ajudou a levar o programa Cozinhas Solidárias Gastromotiva pelo Brasil e alcançar cada vez mais pessoas com refeições dignas e mais comunidades com educação e geração de renda”, explica David Hertz, presidente e fundador da Gastromotiva. 

A Gastromotiva foi fundada em 2006 pelo chef e empreendedor social David Hertz, e tem como missão promover a inclusão por meio da Gastronomia Social. A organização oferece formação profissional nas áreas de gastronomia e empreendedorismo para pessoas com pouco ou difícil acesso à educação de qualidade, além de possibilitar a sua inclusão no mercado de trabalho, geração de renda e despertar em muitos deles a vontade de se tornarem mobilizadores comunitários, que gerem oportunidades locais e ações de combate à fome em seus territórios.

São múltiplos os impactos, utilizando a gastronomia como ferramenta de transformação social e combate ao desperdício de alimentos.

O programa Cozinhas Solidárias Gastromotiva foi lançado em 2020, em resposta aos impactos socioeconômicos da Covid-19, estabelecendo-se como uma tecnologia social e atendendo diretamente a população com refeições nutritivas por meio da implantação de cozinhas comunitárias lideradas por microempreendedores, cozinheiros, lideranças locais, organizações sociais e coletivos.

O programa está presente no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Manaus, Salvador e Cidade do México, totalizando cerca de 70 mil refeições nutritivas mensalmente para quem mais precisa no formato de quentinhas.

Avião Solidário e a estratégia de Sustentabilidade do Grupo LATAM

O programa Avião Solidário é um dos projetos mais importantes do Grupo LATAM no contexto da sua estratégia de Sustentabilidade, com compromissos assumidos em três frentes: Economia Circular, Mudança Climática e Valor Compartilhado.

Desde o início da pandemia, o Avião Solidário, que há 10 anos beneficia a América Latina por meio da LATAM Cargo, já transportou gratuitamente testes rápidos, medicamentos, máscaras, entre outros itens, beneficiando diretamente diversas localidades no Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Argentina.

Com o surgimento das vacinas contra a Covid-19, o programa também se colocou à disposição das autoridades para transportá-las gratuitamente dentro destes países. Somente no Brasil já são quase 240 milhões de doses transportadas até o momento. É o avião a serviço da sociedade.

Informações da LATAM

Sair da versão mobile