Latam traz de volta ao Brasil aeronave que quase foi parar na Itapemirim

A empresa aérea Latam trouxe de volta ao Brasil a aeronave Airbus A320, de atual matrícula N20MQ (msn 2014). O equipamento foi visto em Fortaleza, no Ceará, nesta quarta-feira (15), após um voo proveniente dos Estados Unidos, onde esteve armazenada desde dezembro de 2020.

Esse mesmo já pertenceu à TAM, entre 2008 e 2016, e depois à Latam, de 2016 a 2020. No entanto, o Airbus não foi adquirido direto de fábrica pela empresa brasileira, mas arrendado quando já tinha cinco anos de idade. Antes da TAM, ele voou na equatoriana TAME.

Uma curiosidade sobre a aeronave é que ela poderia ter sido incorporada pela Itapemirim Transportes Aéreos. De fato, a ITA chegou a reservar uma matrícula para esse mesmo avião, que deveria ser PS-TUJ, mas isso jamais aconteceu, haja visto que a empresa de Sidnei Piva encerrou operações em dezembro de 2021.

Segundo dados constantes do inventário do Planespotters, a aeronave receberá a matrícula PR-MBT novamente, assim que os trâmites aduaneiros estiverem concluídos. O avião também ainda precisará ser pintado nas cores atuais da Latam.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias