Latinos presos há meses em navio serão trazidos ao Brasil num A330 da Wamos Air

As agruras de um grupo de brasileiros e outros latinos presos em Barbados estão prestes a acabar, já que um voo de resgate está aprovado para decolar do pequeno país insular do leste do Caribe na próxima semana, rumo a São Paulo.

Foto de Russell Lee / CC BY via Wikimedia Commons

Os detalhes do voo de resgate já constam do registro da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil e, segundo a aprovação, a operação acontece no começo da próxima semana, entre os dias 1 e 2 de junho, com o serviço ligando a cidade de Bridgetown a Guarulhos, em São Paulo.

Não conseguimos informações sobre o custeio do voo, mas sabe-se que ele foi organizado para repatriar um grande grupo de brasileiros e outros latinos presos no pequeno país caribenho. Também sabe-se que ele será operado com um Airbus A330-200 da empresa espanhola Wamos Air, especializada em fretamentos turísticos.

A chegada do Airbus em São Paulo está prevista para as 3h da manhã da próxima terça-feira (2). Após uma rápida escala para desembarque dos brasileiros, a aeronave decola rumo a Montevideo às 4h da manhã, antes de retornar para a Espanha. Pela rota, presume-se que há também uruguaios e, quem sabe, argentinos presos em Barbados.

Segundo o Cruise Mapper, que é uma espécie de rastreador de navios de cruzeiro, como se fosse um FlightRadar24 dos mares, há mais de uma dezena de navios parados na costa de Barbados, alguns por meses, esperando para desembarcar os passageiros, como mostra a imagem abaixo.

Imagem do Cruise Mapper mostra as embarcações na costa de Barbados

Uma matéria recente da BBC ilustra muito bem essa situação. Nela, um casal brasileiro é usado para ilustrar como está a situação no Caribe, com dezenas de embarcações sem poder se mover e milhares de pessoas literalmente presas há meses.

Muitos desses passageiros embarcaram em cruzeiros pelas águas caribenhas partindo de portos nos Estados Unidos, no entanto não puderam voltar após as ordens de fechamento de fronteiras levantadas pelo governo estadunidense em 13 de março.

https://aeroin.net/casal-inova-faz-cha-revelacao-aviao-agricola-embraer/
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias