Jato executivo acaba na grama e danificado durante pouso em Toluca

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um jato executivo modelo Learjet 45 se envolveu em um incidente ao pousar no aeroporto de Toluca, México, na última quinta-feira, 9 de julho, acabando na grama com seu trem de pouso dianteiro colapsado e com alguns danos.

Segundo nota oficial do aeroporto, a excursão de pista (runway excursion) se deu às 19:51, quando a aeronave chegava de Minatitlán com cinco passageiros e dois tripulantes a bordo, e nenhum deles ficou ferido apesar da ocorrência.

Segundo dados disponibilizados por nosso parceiro Transponder 1200, as condições meteorológicas do momento do incidente eram relativamente ruins, com ventos de 23 nós (42,6 km/h) e visibilidade limitada, de apenas 900 metros.

O Transponder 1200 também mostra uma imagem em que se nota a ponta da asa direita bastante danificada, aparentando ter atingido algo, que pode ser tanto o próprio solo quanto alguma luz da pista. Porém, ainda não há confirmação quanto a este ponto.

A aeronave envolvida foi o Learjet 45 registrado sob a matrícula mexicana XA-CAO. A Learjet é uma antiga fabricante dos Estados Unidos, mas que hoje é parte da canadense Bombardier. Atualmente, fabrica o sucessor do Learjet 45, chamado Learjet 75.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias