Lendário drone turco que atrapalhou os planos da Rússia vira filme na TV ucraniana

A jornalista ucraniana Natalia Moseichuk e sua equipe filmaram por 3 dias em Istambul para o documentário transmitido na maioria dos canais de televisão ucranianos e que também está disponível gratuitamente na internet (ver abaixo, esperar pelo carregamento).

Para o documentário, foi realizada uma entrevista especial com o presidente do conselho e líder de tecnologia da fabricante Baykar, Selçuk Bayraktar, e o gerente geral, Haluk Bayraktar. Selçuk e Haluk contaram a história da Baykar e os estágios de desenvolvimento dos famosos drones Bayraktar TB2 no documentário, equipamento crucial na defesa contra a Rússia.

O documentário, intitulado “Bayraktar: Legend Wings” ou “Bayraktar: Asas Lendárias”, foi transmitido na conta do Youtube “Baykar Technologies” e também em canais de televisão na Ucrânia.

Um símbolo da vitória futura

Observando que Selçuk Bayraktar e Haluk Bayraktar entenderam a posição dos ucranianos na guerra na Ucrânia, a jornalista disse: “Para eles, a guerra é uma questão de perspectiva, uma questão de crença e também uma questão de posição moral. Porque dinheiro e sucesso comercial não importa. Seu pai, Özdemir Bayraktar, ensinou-lhes o certo e eles fizeram sua escolha”, disse.

Lembrando que o maior avião de carga do mundo, Antonov An-225, foi severamente danificado e inutilizado devido aos bombardeios, Moseichuk disse: “Quando destruíram nosso avião Mriya, entre outras perdas, uma nova lenda nasceu: Bayraktar, o símbolo da vitória futura”, disse a jornalista.

Respondendo às perguntas de Moseichuk no documentário, o gerente geral da Baykar, Haluk Bayraktar, disse: “Vemos isso como a luta pela independência. Para a Baykar, sempre foi uma prioridade para nós, não quanto dinheiro ganhamos ou quanta renda produzimos, mas o que alcançamos, pois isso veio de meu pai”, fez sua avaliação.

Bayraktar TB2

Os Bayraktar TB2 SİHAs são usados ​​ativamente pelo exército ucraniano para fins de defesa na guerra em curso entre a Rússia e a Ucrânia. Campanhas de ajuda foram organizadas pelo público na Lituânia, Ucrânia, Polônia, Letônia, Noruega e Canadá para comprar Bayraktar TB2s e doá-los ao exército ucraniano.

A Baykar não aceitou as doações arrecadadas nas campanhas organizadas na Lituânia, Ucrânia e Polônia e doou a ajuda arrecadada para a compra do Bayraktar TB2 SİHA para atender às necessidades humanitárias do povo ucraniano.

A fabricante turca, que desenvolveu os sistemas de software e hardware, que são o maior valor agregado no campo de veículos aéreos não tripulados desde o início dos anos 2000, com sua equipe de engenheiros turcos, é mostrada como uma das principais empresas de tecnologia do mundo em seu campo com seu poder de engenharia em 13 disciplinas diferentes.

No Bayraktar TB2 SİHAs, todas as peças críticas, projetos e softwares desenvolvidos nacional e exclusivamente pela Baykar, são produzidos no Centro Nacional de Tecnologia Özdemir Bayraktar em Istambul com a participação de 93% da indústria turca, o que é um nível recorde no mundo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias