Mais detalhes dos testes do Embraer KC-390 em uma pista de terra foram revelados pela fabricante brasileira. Ele levantou poeira!
Apelidado de ‘terrão’, o campo de pouso anexo à pista principal de Gavião Peixoto, que é a maior do hemisfério sul em comprimento com 5 quilômetros de uma ponta à outra, se transformou numa enorme nuvem de poeira com a decolagem do KC-390, batizado de C-390 Millenium pela Embraer.
O jato cargueiro militar é o maior avião já feito no Brasil e já teve algumas unidades entregues à Força Aérea Brasileira (FAB), mas continua sua campanha de ensaios e testes, que incluem pousos em pistas não-pavimentadas. Essa pista, inclusive, que tem 1.800 metros de comprimento, foi feita pela Embraer do zero, especialmente para o KC-390, que não teve dificuldades em operar nesse ambiente.
No vídeo abaixo, divulgado hoje (30) pela Embraer, são mostrados alguns detalhes da construção e terraplanagem da pista, assim como a operação do KC-390 nela, que inclusive deu meia-volta no final (o chamado backtrack) para poder decolar.
Confira as belas imagens: