Liberada construção do terminal do aeroporto de Santo Ângelo-RS, para receber voos da GOL

Aeroporto de Santo Ângelo – Imagem: Google Earth

O prefeito Jacques Barbosa assinou na tarde da última terça-feira, 29 de março, a ordem de serviço para o início das obras de construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul.

As obras devem ser iniciadas ainda nesta semana. O empresário Valdeci Stiler, diretor da empresa vencedora do certame licitatório, condicionou o início dos trabalhos às condições climáticas e a previsão é de que estejam concluídos em 90 dias.

O investimento do município é de R$ 613 mil e irá garantir o início efetivo dos voos comerciais da Gol Linhas Aéreas, de Santo Ângelo ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, previsto para julho deste ano.

“Este é o primeiro passo. Um passo importante, mas a luta deve prosseguir. Temos que continuar mobilizados e articulados, pressionando para que o Estado dê agilidade no projeto de ampliação. O Estado terá de ouvir a vontade de toda uma região”, declarou o prefeito.

O prefeito Jacques, também presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), destacou a importância da ampliação do aeródromo de Santo Ângelo para o desenvolvimento regional. “O aeroporto é um indutor do desenvolvimento, agregando agilidade aos potenciais de Santo Ângelo e da região noroeste nas áreas da saúde, educação, turismo e na logística de transportes de cargas”, afirmou.

A cerimônia de assinatura, contou com a presença de autoridades civis e militares, lideranças empresariais e sindicais, e da imprensa.

Antes, em 24 de março, o deputado estadual Eduardo Loureiro e o prefeito Jacques reuniram-se em Porto Alegre com técnicos das secretarias do Planejamento, dos Transportes e com o diretor do Departamento Aeroviário do Estado (DAP), Leandro Taborda. Um dos temas da conversa, que contou com a presença do secretário de Parcerias do RS, Leonardo Busatto, foi a área de escape do aeroporto, conhecida internacionalmente pela sigla RESA.

A pista já possui uma área para isso, mas para voos maiores como o Boeing da GOL, é exigida nas duas extremidades. No entanto, a ANAC pode autorizar as operações provisoriamente com apenas uma RESA. Esse e outros temas ainda pendentes serão tratados próximas rodadas de mobilização.

O novo terminal de passageiros será construído em 300 metros quadrados de área, em material pré-moldado, seguindo as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para aeródromos, com novas salas de embarque e desembarque, espaço para companhias aéreas, novos sanitários e circulação de pessoas.

Informações da Prefeitura de Santo Ângelo

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias