
A TunisAir se tornou a primeira companhia aérea estrangeira a retomar voos para a Líbia após um hiato de sete anos, devido à situação de segurança tensa no país vizinho, informou a rede de notícias al Jazeera.
Dois voos pousaram nos aeroportos de Trípoli e Benghazi, no leste da Líbia, na segunda-feira (17), de acordo com o Departamento Central de Comunicação e Relações Exteriores.
Um desses voos foi operado pelo Airbus A320 de matrícula TS-IMN, como mostra o registro abaixo, obtido junto à plataforma de rastreamento de voos RadarBox. O último voo da empresa tunisiana para a Líbia foi em agosto de 2014.

Até o momento, voos internacionais têm sido operados por empresas líbias para Túnis, Istambul e Alexandria, sem permissão para entrar no espaço aéreo europeu. No entanto, o número de voos pode aumentar nos próximos meses para voltar aos níveis anteriores – uma média de uma viagem diária entre os países.
A Líbia, rica em petróleo, foi dilacerada por conflitos desde a queda e morte do ditador Muammar Gaddafi durante um levante apoiado pela Otan há cerca de 10 anos. Em outubro de 2020, grupos rivais assinaram uma trégua, dando início a um processo liderado pela ONU que resultou em um novo governo de transição instalado. O novo executivo está encarregado de organizar as eleições nacionais marcadas para dezembro de 2021.