Líder de pilotos da United Airlines renuncia ao cargo após suas postagens online vazarem

Poucos dias após ser eleito a líder de pilotos da United Airlines numa das maiores associações americanas, o comandante Neil Swindells se viu numa saia justa que o levou a renunciar ao cargo. A polêmica foi levantada depois que publicações em um grupo privado foram divulgadas, as quais tinham conotações misóginas, racistas e antissemitas, diz a mídia dos Estados Unidos.

Poucas horas após sua nomeação, na segunda-feira (19), suas mensagens, retiradas de um grupo privado, foram colocadas em público. Defensores do piloto argumentaram que as capturas de tela da mensagem estavam sendo lidas fora do contexto e não refletiam o homem que eles conheciam.

Em um dos comentário, Swindells falou sobre o presidente-executivo do United, Scott Kirby, chamando-o de “gay man”, enquanto em outro, destacou uma piada com tons antissemitas. Num terceiro caso, ele disse que a United teria sido mal representada num comercial da parceria com a Emirates, por apresentar uma piloto feminina da empresa americana junto com um piloto masculino da árabe.

Justificando a polêmica, Swindells descreveu suas reflexões online como “coloridas, acaloradas e inapropriadas” e ele acabou cedendo à pressão ao entregar o cargo para o qual havia sido eleito com a intenção de defender os colegas pilotos nas negociações de um novo acordo de trabalho com a empresa aérea.

O piloto tem 27 anos de empresa e voltará à cabine do Boeing 787 Dreamliner. À mídia americana, a United não comentou se ele enfrenta uma investigação interna.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Esquadrão de Helicópteros da Marinha volta da Antártica após 124 horas...

0
Foram realizados voos de reconhecimento de área e o transporte de pesquisadores para procederem à manutenção em estações meteorológicas.