Ligação anônima com ameaça de derrubar avião faz Boeing 787 com 63 a bordo desviar

Um avião Boeing 787-9 da Vietnam Airlines foi forçado a ter sua rota desviada e, por fim, pousou em um aeroporto alternativo, depois que um homem, por meio de um telefonema, ameaçou derrubá-lo na baía de Tóquio na última quarta-feira, dia 5 de janeiro.

Segundo reporta a mídia vietnamita, o incidente de segurança aconteceu por volta das 11h10, quando o Boeing 787, que transportava 48 passageiros e 15 membros da tripulação, voava do aeroporto de Narita, em Tóquio, Japão, para o de Hanói, no Vietnã. Dados da plataforma RadarBox indicam que se tratava do 787-9 registrado sob a matrícula VN-A868.

Boeing 787-9 da Vietnam Airlines

Quarenta minutos após o voo ter partido, e já tendo até deixado para trás a baía de Tóquio, o escritório da Vietnam Airlines no Japão recebeu um telefonema de um homem que ameaçava abater a aeronave sobre a baía, a menos que ela retornasse ao aeroporto de Narita. O homem alegou ser americano, mas falava japonês.

Ao saber da notícia, a Autoridade de Aviação Civil do Vietnã (CAAV) relatou imediatamente o caso ao Ministro dos Transportes e ao Vice-Primeiro Ministro, e posteriormente instruiu a empresa aérea a pedir permissão às autoridades de aviação japonesas para desviar o avião e pousar no aeroporto de Fukuoka, já que, mesmo estando distante da baía de Tóquio, não era possível saber se a ameaça partiria do solo ou de algo na própria aeronave, como uma bomba.

A trajetória do voo desviado para Fukuoka – Imagem: RadarBox

Após autorização, os pilotos pousaram o Boeing 787-9 em segurança no aeroporto de Fukuoka às 13h02 (horário local) para avaliação de segurança e investigações. Os passageiros foram alocados em ônibus e lá ficaram até serem novamente embarcados.

Duas horas e meia depois, as autoridades japonesas concluíram as investigações e não encontraram nada de anormal. A Vietnam Airlines teve permissão para continuar sua viagem para Hanói.

Os passageiros relataram que não foram informados sobre a ameaça, mas sim que se tratava de um problema técnico com o avião. Somente após terem partido de Fukuoka e chegado ao Vietnã é que souberam o real motivo do desvio.

O VN-5311 foi o primeiro voo regular entre o Vietnã e o Japão após o intervalo de quase dois anos devido à pandemia de Covid-19. A maioria dos passageiros era de trabalhadores vietnamitas que estavam voltando para casa após muito tempo distantes.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Brasil ingressa no Programa de Avaliação de Segurança de Aeronaves Estrangeiras

0
A auditoria foi realizada nos dias 18 a 22 de março e foi atestado o cumprimento de todos os procedimentos estabelecidos pelo programa.