Lindas cenas mostram o maior trijato do mundo rejeitando o pouso ao tocar a pista no Aeroporto de Campinas-Viracopos

Gravações feitas na sexta-feira, 8 de novembro, pelas câmeras dos canais “Golf Oscar Romeo” e “Viracopos FullHD” mostram a linda cena do momento em que o maior modelo de avião de três motores do mundo tocou a pista, mas não teve o pouso completado no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Além da própria beleza do procedimento de rejeição de pouso, também chamado “balked landing”, a condição meteorológica de alta umidade relativa do ar fez com que houvesse grande formação de condensação nas regiões de baixa pressão, geradas pela aerodinâmica do avião, como pode ser visto nos dois vídeos a seguir:

Como reportado pelo AEROIN, o avião cargueiro visto nas cenas acima é o MD-11F com a matrícula de registro N525FE, operador pela norte-americana FedEx. Ele chegou a Campinas às 16h00, no voo FDX-40, proveniente de Memphis, Estados Unidos.

Trata-se de um voo periódico feito pela gigante global de logística ao Brasil, porém, o modelo regularmente utilizado na operação é o Boeing 767-300F. Assim, a utilização do McDonnell Douglas MD-11 se tornou mais uma oportunidade de ver o grande trijato no país.

Depois da rejeição de pouso, que envolveu um “pulo” do jato após o toque (também chamado “bounced landing”), o piloto reportou ao controlador de tráfego aéreo que o motivo da desistência foi o avião não estar estabilizado.

Alguns minutos depois, o MD-11 foi alinhado para uma nova aproximação e o pouso foi completado, como também mostrado nos vídeos acima.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Prefeito de Guarujá assinará contrato para obras do terminal de passageiros...

0
Essa etapa contempla reforma e adequação da pista de pouso e decolagem, com investimento de R$ 19 milhões, provenientes do Governo Federal.