Locadoras de aviões estão temendo aumentos expressivos nos custos de seguros

A empresa BOC Aviation, parte do Bank of China Group e uma das mais relevantes locadoras de aeronaves do mundo, alertou sobre grandes aumentos nos preços dos seguros de aviçies, após a invasão da Ucrânia pela Rússia e seu efeito na indústria de arrendamento de aeronaves, reportou a agência de notícias Reuters.

“Uma das consequências imprevistas chegará às mesas na forma de custos de renovação de seguros ainda este ano”, disse Robert Martin durante a CAPA Airline Leader Summit em 7 de abril. “Estou ouvindo falar de alguns números horríveis”, disse ele. As renovações de seguro da BOC Aviation não vencem até 2023, no entanto, disse ele.  

Sob as sanções impostas à Rússia após a invasão da Ucrânia, as empresas de leasing têm que encerrar os contratos com as operadoras russas. No entanto, tirar suas aeronaves da Rússia não é fácil, já que as autoridades russas tomaram medidas para registrar novamente as aeronaves e manter a frota no país. 

A BOC Aviation disse que seu portfólio inclui 17 aeronaves próprias e uma gerenciada alugadas para companhias aéreas na Rússia. O valor contábil dessas aeronaves é de US$ 589 milhões, equivalente a 2,5% de seus ativos totais. A frota total da BOC Aviation inclui 530 aeronaves que são próprias, gerenciadas ou encomendadas. A locadora conseguiu recuperar uma aeronave Boeing 747-800F que estava alugada para Air Bridge Cargo. 

Martin disse que a única maneira de os arrendadores recuperarem suas aeronaves é por meio de negociação. “Sinto pena de nossos clientes russos. Eles foram colocados nessa situação não por algo que fizeram, mas por algo que outra pessoa fez”.  

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias