Início Aviação Militar

Lojas Havan cede hangar para os recém-chegados caças Gripen da FAB

Os dois primeiros caças Gripen NG da Força Aérea Brasileira (FAB) já chegaram ao Aeroporto de Navegantes e ficaram num hangar bastante conhecido.

Após 20 dias de viagem pelo Atlântico, da Suécia até o Porto de Navegantes (SC), os dois jatos militares, os primeiros caças de série da família Gripen a serem entregues para o Brasil, passaram por alguns problemas no percurso entre o porto e aeroporto, sendo uma placa de sinalização na rua foi acertada durante o trânsito, enquanto um caça ficou com a roda presa no portão de acesso à rua.

Superado os pequenos problemas do reboque por terra, os aviões já estão num hangar privado no aeroporto de Navegantes, sendo preparados para decolar rumo a Gavião Peixoto, sede operacional da Embraer Defesa & Segurança e da SAAB no Brasil, onde passarão por testes, antes de serem finalmente entregues à FAB.

Antes de seguirem seu rumo, os dois novos caças F-39E Gripen, de registros FAB 4101 e FAB 4102, estão no hangar da rede de lojas de departamentos Havan, que pertence ao empresário Luciano Hang, grande apoiador do presidente Jair Bolsonaro e conhecido pelo apelido “Veio da Havan”.

O Aeroporto Internacional de Navegantes não conta com unidade militar, sendo necessário utilizar infraestrutura civil.

Anteriormente, quando o protótipo do Gripen chegou ao Brasil em 2020, o caça ficou em outro hangar, da PolyFly, não no da Havan. Na foto de ontem, que circula nas redes sociais e de autor desconhecido, é possível ver a logo da Havan assim como o jato Bombardier Challenger 350 de matrícula PR-HNG.

Conheça abaixo a frota completa da Havan e do empresário Luciano Hang:

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A