Início Empresas Aéreas

LOT encomenda 11 Boeing 737 MAX 8 adicionais e inicia a devolução dos auxílios estatais

Imagem: LOT Polish Airlines

A LOT Polish Airlines espera receber onze Boeing 737 MAX adicionais entre 2024 e 2025. Além disso, a companhia aérea polonesa reembolsou 450 milhões de zlotys (mais de 112 milhões de dólares) ao Estado polonês como parte do programa de reembolso do pacote de ajuda recebido durante a pandemia.

O cronograma de entrega prevê a chegada de três 737 MAX 8 entre março e abril de 2024, e os restantes oito serão entregues à companhia aérea até o primeiro semestre de 2025, informa o Aviacionline.

Michal Fijol, presidente da LOT Polish Airlines, disse: “No total, temos pedidos de 11 Boeing 737 MAX 8 para entrega nos próximos meses, ou seja, até o final do primeiro semestre de 2025. Três MAX aparecerão no primeiro semestre deste ano, o primeiro deles entre março e abril. E os próximos dois no primeiro semestre, o que significa que os teremos no auge do verão.

Auxílios estatais e projeção de resultados para 2023

A LOT recebeu 1,8 mil milhões de zlotys (450 milhões de dólares) em ajuda estatal, o que lhe permitiu permanecer em funcionamento durante a pandemia. Agora, a empresa deverá devolver esse valor em parcelas anuais já estipuladas.

Em 30 de dezembro de 2020, a empresa celebrou um contrato de empréstimo com o Fundo de Desenvolvimento Polonês no âmbito do programa governamental de apoio às companhias aéreas polacas, estabelecendo que o primeiro pagamento da ajuda seria devido em 31 de dezembro de 2023.

No último dia de dezembro, a LOT reembolsou a primeira parcela da ajuda pública de 450 milhões de zlotys. Este ano teremos que devolver mais uma parcela e assim sucessivamente nos próximos anos. O total equivale a 1,8 bilhão de zlotys”, disse Michał Fijoł, presidente da LOT Polish Airlines, aos repórteres.

No final de agosto do ano passado, o então Vice-Ministro dos Ativos do Estado da LOT, Maciej Małecki, revelou que a empresa estipulou um bilhão de zlotys em lucros para o exercício de 2023.

Este dado surpreende, uma vez que os lucros obtidos durante 2022 foram pouco superiores a 113 milhões de zlotys. É de referir que os resultados de 2022 foram diretamente afetados pela guerra na Ucrânia e pelos resquícios dos efeitos da pandemia da COVID-19.

Devemos continuar a nossa cuidadosa política comercial e disciplina de custos para obter resultados e cumprir as nossas obrigações para com os nossos proprietários e credores”, sublinhou Fijol.

Aeroporto de Varsóvia-Radom

A empresa continuará a operar a partir do Aeroporto Varsóvia-Radom, inaugurado em 27 de abril. A LOT foi a única companhia aérea a operar voos regulares a partir do novo terminal aeroportuário durante vários meses.

Anunciei muito claramente que realizaríamos voos lucrativos a partir de Radom. É por isso que voamos para Roma duas vezes por semana e realizamos voos de férias em cooperação com agências de viagens parceiras. Voaremos para Varna, Preveza e Ohrid”, disse Fijoł.

Leia mais:

Sair da versão mobile