Lufthansa acredita que a italiana ITA Airways pode se tornar lucrativa em 2025

Após adquirir uma participação minoritária na ITA Airways, a alemã Lufthansa tem grandes planos para companhia italiana. Carsten Spohr, executivo-chefe do Grupo, acredita que a companhia aérea italiana pode se tornar lucrativa em 2025 e apresentar retorno sobre o investimento previsto para este ano – quando a aprovação regulatória for concedida.

O acordo assinado prevê a aquisição pela Lufthansa de um percentual de 41% da ITA por meio de um aumento de capital de € 325 milhões, enquanto o Ministério das Finanças italiano detém o restante dos ativos da empresa. Em uma teleconferência com analistas, Spohr fez uma distinção entre a nova ITA e a Alitalia, sua antecessora.

A ITA não tem nada em comum com a antiga Alitalia além de seu mercado”, disse ele. “Dispomos de tudo que é necessário para transformar esta empresa iniciante em uma forte operadora nacional com capacidade de interligar a Itália com o mercado global e esperamos conseguir retorno sobre o nosso investimento ainda este ano”.

Embora a ITA tenha registrado um prejuízo líquido de € 486 milhões em 2022, devido aos altos custos de combustível e aos efeitos contínuos da pandemia, Spohr está otimista quanto à perspectiva da empresa. Ele acredita que o resultado econômico desejado – o lucro – pode ser alcançado logo após a assunção conjunta do controle operacional do ITA pela Lufthansa dentro de cerca de seis meses.

No entanto, ele destaca que a aquisição total da operação está ligada ao seu desempenho. “O mecanismo de opção garante que não podemos ser forçados a uma aquisição total enquanto as metas do plano de negócios conjunto não forem alcançadas”, diz Spohr.

Ele também promete melhorar os ganhos e reduzir os obstáculos ao posicionamento estratégico do grupo, tornando-o menos dependente de mercados domésticos. O pagamento, segundo as regras, está previsto para setembro de 2023, seguido da aquisição de controle total ou parcial, conforme a performance da empresa.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias