A partir deste mês, a unidade de cuidados intensivos de bordo, única no mundo, estará disponível em todos os aviões de toda a frota de longa distância da Lufthansa.
O Patient Transport Compartment (PTC) foi desenvolvido pela empresa de tecnologia Lufthansa Technik em cooperação com o Serviço Médico da Lufthansa. A Lufthansa agora tem como oferecer seu PTC em toda sua frota de voos de longa distância que partem dos centros de distribuição nas cidades alemãs de Frankfurt e Munique.
A empresa já utiliza o PTC nos aviões Boeing 747-400 e Airbus A340 e A330 desde 1999. Cerca de 100 pacientes que necessitam de cuidados intensivos são transportados no PTC da Lufthansa a cada ano. Uma versão avançada do equipamento foi desenvolvida agora para as subfrotas Airbus A380 e Boeing 747-8 e instalada nos modernos jatos de longa distância.
O PTC ostenta inúmeras vantagens quando comparado a uma ambulância aérea convencional, como, por exemplo, economia de tempo de até 50% devido ao fato de estar instalado num avião e custos menores. O interior amplo do PTC oferece espaço suficiente para uma cama de paciente, duas cadeiras, sendo uma para o médico que cuida do paciente e outra para um tripulante da Lufthansa (PTC Medical Crew Member). Além de equipamentos de cuidados intensivos, material e medicamentos necessários,
A Lufthansa é líder mundial no segmento, graças à variedade de produtos médicos. Pacientes que não precisam de cuidados intensivos no PTC podem reservar previamente serviços médicos como o assim chamado “stretcher” (uma área reservada e maior a bordo) ou, quando necessário, um balão de oxigênio separado para seu voo. Os serviços disponíveis no Medical Operation Centre (MOC) não só envolvem assuntos referentes à adequação para o transporte aéreo como também a preparação e o fornecimento de serviços médicos.
A Lufthansa também oferece o programa “Doctor on Board”, que já foi realizado por mais de 9000 médicos em todo o mundo. Em todos os seus destinos, a Lufthansa está apta a colocar pacientes em contato com médicos contratados mediante uma taxa caso eles adoeçam ou precisem de assistência médica.