Início Empresas Aéreas

Lufthansa apresenta novo assistente por IA que apoia pessoas que controlam as operações das empresas aéreas

Imagem: Divulgação / Lufthansa Systems

A alemã Lufthansa Systems, empresa que faz parte do Grupo Lufthansa, anunciou ontem, 15 de fevereiro, que agora oferece um novo assistente de controle de operações baseado em Inteligência Artificial (IA) de última geração para o setor aéreo.

O NetLine/Ops ++ aiOCC é um assistente de IA baseado na web que oferece suporte aos controladores de operações aéreas para aumentar a estabilidade e a eficiência das operações diárias. A solução já está em uso e otimizada em conjunto com os primeiros clientes.

Segundo explica a empresa, os controladores de operações das empresas aéreas tomam inúmeras decisões complexas todos os dias. Eles reagem a eventos imprevistos, como condições meteorológicas ou greves, para minimizar o seu impacto, uma vez que tais perturbações podem causar custos elevados para a companhia aérea.

O controlador de operações precisa analisar diversas fontes de informação em poucos minutos para encontrar a melhor solução. Isso se torna mais desafiador especialmente durante horários de pico com alto risco de interrupção.

É exatamente aí que a Lufthansa afirma que o NetLine/Ops ++ aiOCC entra em ação: o sistema analisa dados históricos e monitora todos os eventos em torno da aeronave, tempo de rotação, passageiros e tripulações simultaneamente para identificar riscos de atraso com antecedência. Em seguida, gera recomendações concretas sobre como melhorar as operações em tempo real, o que é fundamental neste ambiente de trabalho.

Para permitir ao utilizador tomar uma decisão informada, o sistema fornece informações adicionais sobre o impacto da solução proposta na resiliência global, no buffer e no atraso propagado. O assistente inteligente concentra-se nas recomendações, a decisão em si fica sempre com o controlador de operações.

“A IA é o próximo passo na evolução tecnológica. Portanto, a adoção antecipada é crucial para as companhias aéreas”, disse Jan-Peter Gaense, chefe de soluções NetLine da Lufthansa Systems. “Mas vemos que, além da proficiência técnica, o fator chave para o sucesso do suporte de IA é a confiança do usuário. Nosso assistente inteligente apoia os controladores de operações em seu trabalho desafiador, não os substituindo.”

NetLine/Ops ++ é o sistema de controle operacional de última geração da Lufthansa Systems. Ao coletar e avaliar uma ampla gama de dados, como condições climáticas críticas ou limitações técnicas das aeronaves, o NetLine/Ops ++ alerta os controladores de operações sobre situações potencialmente críticas para que possam iniciar rapidamente medidas para prevenir e resolver interrupções.

Por sua vez, o NetLine/Ops ++ aiOCC é baseado em Aprendizado por Reforço. Essa metodologia de aprendizado de máquina de ponta é usada para extrair causa e efeito dos dados e fornecer suporte à decisão baseada em dados.

“Nosso agente de IA aprende a agir de forma otimizada em relação a um determinado objetivo. Não é preditivo, mas sim prescritivo, o que significa que não diz ao controlador de operações o que vai acontecer, mas mostra o que fazer para atingir o objetivo definido”, explicou László Kovács, Product Owner do NetLine/Ops ++ aiOCC da Lufthansa Systems.

Informações da Lufthansa Systems

Sair da versão mobile