Lufthansa Cargo celebra 30 anos de operações com inovações e expansão global

A Lufthansa Cargo comemora 30 anos desde sua fundação oficial em 30 de novembro de 1994, marcando três décadas de crescimento robusto e inovação no setor de transporte aéreo de cargas.

Como informa o Aviacionline, ao longo desses anos, a companhia transformou-se em um pilar essencial no transporte global, adaptando-se a mudanças tecnológicas e de mercado.

1994 – 2004: Início e Expansão

Nos seus primeiros anos, a Lufthansa Cargo expandiu seu negócio com aeronaves como o 737-300F e o DC-8-73F, além dos cargueiros 747-200 e MD-11F. A década também destacou o começo dos processos de digitalização logística, oferecendo produtos e soluções inovadoras aos clientes.

Neste período, a Lufthansa Cargo realizou seu primeiro voo ao redor do mundo em parceria com a Air New Zealand e foi pioneira na formação da primeira aliança de carga mundial, a WOW, junto com a SAS Cargo e a Singapore Airlines.

2005 – 2014: Modernização e Ampliação

Durante esta fase, a Lufthansa Cargo modernizou sua frota com aeronaves mais eficientes em termos de combustível e fundou a AeroLogic em colaboração com a DHL Express para ampliar sua presença em mercados de longa distância.

A inauguração do Frankfurt Animal Lounge e do Pharma Hub Frankfurt refletiu a diversificação e especialização nos serviços prestados. Em 2013, a empresa fortaleceu sua atuação humanitária associando-se à aliança “Aktion Deutschland Hilft e.V.”, e incorporou os primeiros B777Fs à sua frota.

2015 – 2024: Inovações e Desafios Recentes

Nos últimos anos, a companhia focou na digitalização dos serviços e atualização da frota e dos hubs. A pandemia de COVID-19 de 2020 destacou o papel vital da Lufthansa Cargo na mobilização de cadeias de suprimentos críticas, incluindo a distribuição de vacinas e equipamentos de proteção.

A empresa inovou ao realizar, durante o outono, a primeira operação de cargueiros com emissão zero de CO2 em parceria com a DB Schenker. Com a retirada do último MD-11F, a frota agora é composta exclusivamente por B777Fs e, desde 2021, inclui os cargueiros A321 para rotas de curta e média distância.

Em 2023, a Lufthansa Cargo expandiu sua rede global com 13 novas estações, e em 2024, iniciou a operação de A321 a partir do hub de Munique. Além disso, a empresa lançou um serviço transpacífico ligando diretamente o Vietnã aos Estados Unidos, consolidando sua presença e conectividade global.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Apesar da má fama, Marinha americana compra mais aeronaves Osprey

0
O Pentágono concedeu um contrato de $ 590 milhões de dólares para a Bell e a Boeing para a produção e entrega de aeronaves CMV-22B Osprey.