A Lufthansa Cargo informa que celebrou, na última quinta-feira, 5 de setembro, um importante passo no desenvolvimento de seu hub central de carga no Aeroporto Internacional de Frankfurt, na Alemanha.
Diversos convidados dos setores político e empresarial, além de funcionários, clientes e parceiros do projeto, participaram da cerimônia no canteiro de obras do “LCCevo” para marcar o início da construção, que já começou. Para comemorar este marco importante para a empresa, os participantes preencheram e selaram uma cápsula do tempo.
Com um investimento de quase 600 milhões de euros (valor equivalente a cerca de R$ 3,7 bilhões), a companhia aérea de carga está focada em uma modernização abrangente até 2030, que transformará o Centro de Carga da Lufthansa (LCC) no hub de carga aérea mais moderno da Europa.
Desde sua inauguração em 1982, o LCC tem operado continuamente 24 horas por dia, sete dias por semana, desempenhando um papel central no tráfego aéreo global de carga desde então. Com uma área total de cerca de 330.000 m² – o equivalente a cerca de 46 campos de futebol – é um dos maiores hubs de carga aérea da Europa.
O programa de modernização inclui a renovação gradual de todas as funções centrais até 2030, incluindo instalações de manuseio de carga, tecnologia de armazenamento e transporte, tecnologia de construção, edifícios administrativos e sistemas de TI.
A Lufthansa Cargo está realizando este projeto ambicioso sem interromper as operações. Esta “cirurgia a céu aberto” requer a cooperação de todas as partes envolvidas para garantir operações suaves.
“Estamos trabalhando em estreita colaboração com empresas parceiras como Züblin e Bleichert Automation, que estão contribuindo com sua expertise para a implementação bem-sucedida, que está totalmente dentro do cronograma até agora”, diz o gerente de projeto, Stefan Dürr.
O trabalho de construção está sendo realizado em seções para que as operações diárias possam continuar sem interrupções. Durante a fase atual de construção, a Lufthansa Cargo está renovando ou construindo novas instalações em uma área de cerca de 55.000 m². Um marco notável é a construção de um armazém automatizado de 42 metros de altura, que será o segundo edifício mais alto do Aeroporto de Frankfurt.
Ashwin Bhat, CEO da Lufthansa Cargo, disse:
“A Lufthansa Cargo possibilita negócios globais e conecta mercados mundiais de forma mais sustentável. O projeto ‘LCCevo’ representa nosso impulso por crescimento e excelência.
Em tempos de tensões globais e mudanças nas demandas dos clientes, precisamos de soluções inovadoras que atendam às necessidades nossas, de nossos clientes e da sociedade. Isso só é possível com uma infraestrutura moderna.
Para nossos clientes, queremos otimizar a eficiência e a qualidade e tornar nosso serviço ainda mais rápido e contínuo. Para nossos funcionários, queremos criar empregos atraentes e à prova de futuro para as próximas gerações em nossa recém-projetada ‘Casa da Carga’.
Ao mesmo tempo, o ‘LCCevo’ reforça nossos fortes laços com nossa base e fortalece o papel do Aeroporto de Frankfurt como um hub central de carga na Europa”.
Michael Niggemann, membro do Conselho Executivo da Deutsche Lufthansa AG, disse:
“Este investimento do Grupo Lufthansa é um compromisso claro com a localização em Frankfurt e simboliza nossa confiança no futuro de longo prazo do negócio de carga aérea.
Este projeto emblemático torna nosso negócio de carga no hub de Frankfurt apto para o futuro. Ele aumenta a qualidade e eficiência para os clientes, cria empregos sustentáveis para nossos colegas e permite processos em solo ainda mais ecológicos.
Ao mesmo tempo, estamos fazendo uma contribuição significativa para o desempenho da carga aérea no coração da Europa e, assim, possibilitando o tráfego global para nossa economia”.
R. Alexander Lorz, Ministro das Finanças de Hessen, disse:
“Este é um exemplo impressionante de como investimentos em infraestrutura moderna e sustentável fortalecem nosso estado a longo prazo. A Lufthansa Cargo está enviando um sinal importante de inovação e competitividade no Aeroporto de Frankfurt.
Aqui em Hessen, onde o setor automotivo, a indústria farmacêutica e a tecnologia médica desempenham um papel central, a conexão proporcionada pela Lufthansa Cargo é uma porta de entrada indispensável para o mercado global.”
Em uma mensagem em vídeo, Kaweh Mansoori, Ministro de Economia, Energia, Transporte, Habitação e Áreas Rurais de Hessen, disse:
“O Aeroporto de Frankfurt é regularmente referido como o ‘músculo cardíaco da região’. Os últimos anos mostraram o quão importante é o tráfego de carga, além do tráfego de passageiros. A chave para permanecer competitivo neste ambiente dinâmico é uma infraestrutura eficiente e moderna.
Com a modernização de seu centro de carga, a Lufthansa Cargo, a maior transportadora de carga no Aeroporto de Frankfurt, está ajudando a fortalecer ainda mais a carga aérea no local. Os desafios do futuro serão superados utilizando as mais recentes tecnologias e soluções inteligentes.
Ao mesmo tempo, isso é um sinal claro da força econômica e desenvolvimento sustentável de nossa região e fortalece a posição do Aeroporto de Frankfurt como um importante hub.”
Mike Josef, Prefeito de Frankfurt, disse:
“O Aeroporto de Frankfurt é crucial para a força econômica de nossa cidade, conectando inúmeras empresas aos mercados globais. Ao investir em infraestrutura moderna e criar uma ampla gama de empregos, a Lufthansa Cargo está fazendo uma contribuição significativa para a viabilidade futura de Frankfurt. Juntamente com a indústria de carga aérea, estamos comprometidos em garantir que Frankfurt continue sendo um local atraente para empresas e funcionários.”
Informações da Lufthansa Cargo