Lufthansa cria linha de produtos feitos com peças de aviões

Um A340 foi transformado em lindas peças de design

Os aviões atendem a vários destinos quando entram na aposentadoria. Alguns são destinados a um cemitério no deserto, outros serão descartados ou enviados para um museu. Alguns poucos podem acabar no jardim de um hotel ou no parque temático subaquático. Outra opção é ‘reciclar’ as peças da aeronave – remodelando-as para proporcionar uma nova vida útil.

Em uma área tranquila e escassamente povoada da Espanha, em um platô no alto das montanhas de Aragão, os visitantes podem testemunhar uma visão incomum. Perto da pequena cidade de Teruel, a uma altitude de mais de 1.000 metros, a Tarmac Aerosave possui uma enorme área de estacionamento para mais de 250 aeronaves comerciais. O clima seco da região é ideal para estacionar e reformar aeronaves ou desmontá-las, caso sejam demolidas.

É também aqui que o Airbus A340-600 D-AIHO desativado, que foi usado pela Lufthansa por mais de dez anos, está sendo descartado com destreza. A motosserra “cheesecutter” usada para desmontagem precisa do casco em partes individuais já está em pleno funciomento. Mas primeiro, o maior número possível de peças reutilizáveis ​​deve ser recuperado – muitas delas para uma coleção exclusiva de móveis e acessórios de grife: a Coleção Upcycling, da Lufthansa.

Hilke Siebecker e Christiana von Dewitz, gerentes de produtos da Lufthansa WorldShop, bem como os chefes de duas empresas de manufatura na Alemanha, viajaram para lá. Além deles, a Wilco Design, fabrica mesas de sofá e barras de parede feitas de materiais de aeronaves e o Aviationtag, com base em Colônia, que produz chaveiros de peças de alumínio recicladas.

“Para nós, é um desafio empolgante ficar na frente do avião e visualizar no que ele poderia se tornar”, diz Marius Krämer, da Wilco Design, enquanto uma rampa de elevação leva ele e seu parceiro de negócios Julian Schneider até a cabine do gigante jato. Os dois empreendedores, ambos pilotos por hobby, viajaram para a Espanha para marcar as peças que podem usar na Coleção de Upcycling da Lufthansa.

Um pedaço da história da aviação para o seu bolso

“Estamos particularmente empolgados com as janelas, que mais tarde usaremos para fazer estantes de parede”, eles explicam quando entram na aeronave. Tobias Richter e Stephan Boltz, da Aviationtag, estão ocupados removendo o isolamento das paredes da aeronave para examinar a condição da fuselagem por dentro. O objetivo é finalmente produzir 35.000 porta-chaves em alumínio da Airbus – com as seções contendo o logotipo da Lufthansa, provavelmente extremamente valiosas e desejáveis. “Para os fãs de aviação, é ótimo poder manter um pedaço da história da aviação no bolso”, diz Boltz.

Enquanto isso, Krämer e Schneider da Wilco Design voltam à plataforma de elevação com réguas dobráveis ​​na mão, medindo os segmentos de janela necessários para as estantes. O A340-600, que tem 75,50 metros de comprimento e era o maior avião de passageiros do mundo na época de seu lançamento em 2001, oferece muito material para esse fim.

Chaveiro feito da fuselagem do A340-600

92% de uma aeronave é reciclada

Abaixo do casco da aeronave, o gerente de reciclagem Ignacio Guillén Trasobares grita acima do barulho das operações de corte: “Demora de oito a dez semanas para desmontar uma aeronave.” Independentemente de ser alumínio, cobre, vidro ou borracha: todos os componentes devem ser bem separados uns dos outros para que as empresas de reciclagem possam usá-los. 92% de uma aeronave é reciclada dessa maneira.

Pedaço do slat vira mesa de centro

Mas nem sempre é fácil para os fãs de aviação ver quando, no final, tudo o que resta de uma aeronave são cabos, chapas metálicas cortadas e parafusos. “Mas os fãs devem ser pacientes. É por isso que estamos tão ansiosos para manter aeronaves antigas vivas de uma forma diferente ”, diz Marius Krämer, cuja maneira favorita de voar – como piloto privado – é no Piper P28 ou no Cessna.

“Ainda estamos longe de ficar sem ideias”

Christiana von Dewitz tem uma perspectiva semelhante. “O bom desse projeto de upcycling é que é uma maneira de preservar um pouco do espírito de uma aeronave desativada de uma forma diferente”, diz ela. “Aeronaves oferecem muitas oportunidades. E é por isso que ainda estamos longe de ficar sem ideias. ”

As peças da linha incluem uma mochila feita com cartões de segurança antigos, cobertores da classe executiva e tampas do encosto de cabeça; uma mesa de café feita a partir do painel lateral da aeronave; e uma barra de parede feita de duas janelas. Um relógio fabricado a partir das frentes das janelas do A340-600, dos quais apenas 20 foram fabricados, já está esgotado.

Estante para bebidas feitas da fuselagem do A340

Cada elemento e cada material da coleção Upcycling é único e tem sua própria história. As cabines da Lufthansa estão cheias de materiais de alta qualidade. 

Até o revestimento dos assentos é feito de materiais extremamente duráveis. Eles são valiosos demais para serem jogados fora – seria melhor reutilizá-los. Isso é bom para o meio ambiente e também oferece uma chance incomparável de criar produtos exclusivos com um link para a aviação e para a nossa empresa. Foi assim que nasceu a ideia para a coleção Lufthansa Upcycling.

Empresas como Airbus e Delta já lançaram coleções de produtos feitas com aeronaves antigas. Veja a coleção completa da Lufthansa em worldshop.eu/upcycling .

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias