Lufthansa e Governo Italiano abrem negociação formal para a ITA Airways

Depois de meses de idas e vindas, começaram oficialmente as negociações entre a Lufthansa e o Ministério da Economia italiano (MEF) para chegar a um acordo que permitisse à Lufthansa entrar na Ita Airways com uma participação minoritária. O Ministério confirmou o fato, mas afirmou que não serão revelados mais detalhes sobre a discussão em andamento.

A Lufthansa enviou o Memorando de Entendimento ao MEF em 18 de janeiro propondo seis semanas de negociações exclusivas para que o acordo seja então apresentado a várias autoridades reguladoras na Itália e na Europa, começando pela Direção Geral de Concorrência de Bruxelas, informa o Aviacionline.

De acordo com o que foi relatado por Leonard Berberi no Corriere della Sera, a Lufthansa planeja entrar na Ita Airways por meio de um aumento de capital reservado, no valor estimado de 250-300 milhões de euros, para 40% da companhia aérea. Em uma segunda etapa, a empresa alemã espera explorar a opção de adquirir os 60% restantes.

Seis semanas para negociar

O ministro Giancarlo Giorgetti explicou recentemente que após a assinatura do memorando “começará uma fase de negociação” e, se os dois projetos forem coerentes, “poderá surgir uma parceria muito importante, também para o bem da economia italiana”.

Relativamente aos prazos, o ministro sublinhou que “são necessárias algumas semanas para acertar as coisas”, confirmando um mês e meio de negociações exclusivas entre o MEF e a Lufthansa e as semanas adicionais que poderão ser necessárias para as avaliações da UE sobre os efeitos que a posição da Lufthansa poderá ter na dinâmica do mercado e as possíveis medidas corretivas que devem ser adotadas, como a liberação de alguns slots de operações em Milão e Roma.

A ITA Airways, que decolou oficialmente em 15 de outubro de 2021, substituindo a Alitalia, tem 66 aeronaves, pouco mais de 3.550 funcionários e transportou pouco mais de 10 milhões de pessoas no último ano. Fechou 2022 com 460 milhões de euros de perdas, mitigadas por duas injeções de liquidez do Tesouro italiano de 700 milhões em 2021 e 400 milhões no final de novembro de 2022. Está ainda pendente o desembolso de uma terceira tranche de 250 milhões de euros.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias