Lufthansa é rebaixada e perde a cobiçada classificação de aérea ‘cinco estrelas’

Imagem: Grupo Lufthansa

A transportadora de bandeira alemã Lufthansa não é mais uma companhia aérea premiada com cinco estrelas, de acordo com o rating dado pela Skytrax. A reavaliação da empresa, que resultou agora em quatro estrelas, aconteceu após a empresa cortar custos e redefinir seus planos, enquanto buscava manter-se saudável em meio à pandemia e pagar o empréstimo multibilionário concedido pelo governo alemão.

A Skytrax, que é uma empresa britânica de consultoria de aviação que administra um serviço não oficial, mas popular no setor, de classificação por estrelas para companhias aéreas, não disse por que a Lufthansa perdeu sua classificação de cinco estrelas. Os fatores que entram no processo de classificação da Skytrax incluem assentos, procedimentos de segurança, entretenimento a bordo, limpeza da cabine, catering e comodidades de conforto.

Nos anos desde que foi classificada como Cinco Estrelas, a companhia aérea descartou comida e bebida gratuitas na classe Econômica de curta distância, transferiu rotas de lazer para subsidiárias de baixo custo e reduziu seu serviço premium.

Cinco estrelas desde 2017

A Lufthansa ganhou o prêmio de companhia aérea Cinco Estrelas em 2017, mas um fator-chave na decisão de avaliar a companhia aérea tão bem foi baseado em um novo assento de classe executiva de longa distância que a aérea ainda não havia instalado em nenhum de seus aviões. O novo assento deveria ser lançado no Boeing 777X, mas as primeiras entregas do avião da próxima geração, previstas para 2020, foram adiadas até 2025, no mínimo.

Com isso, a Lufthansa ficou com uma Classe Executiva envelhecida na maioria de sua frota, sem um cronograma claro de quando o produto poderá ser atualizado para os padrões aos quais os passageiros premium se acostumaram ao voar em outras companhias aéreas.

Com a Lufthansa rebaixada para uma companhia aérea de quatro estrelas, agora não há transportadoras europeias com uma classificação de cinco estrelas. Apenas 10 companhias aéreas são agora classificadas pela Skytrax como dignas de ter uma classificação de cinco estrelas – todas estão baseadas na Ásia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias