Lufthansa inicia fase inédita em sua história, voando com cargueiros de menor porte

Airbus A321P2F – Imagem: Lufthansa Cargo

O primeiro A321P2F da Lufthansa, registrado sob a matrícula D-AEUC, começará a operar no proximo dia 15 de março ligando as cidades de Frankfurt a Dublin, na Irlanda. Mais adiante, a aérea adicionará voos para Istambul, Tel Aviv, Malta, Túnis, Manchester e Cairo. Cada um desses destinos será servido entre duas e três vezes por semana.

Tal movimento é histórico para a Lufthansa, que terá aviões de menor porte sendo operados, pela primeira vez, em sua divisão de carga. Com esta aeronave, a gigante alemã buscará responder ao crescimento da demanda por e-commerce, conforme relata o site parceiro Aviacionline.

“Esses cargueiros abrem as portas para um segmento estratégico de negócios”, explica Ashwin Bhat, diretor comercial da Lufthansa Cargo. “O A321F oferece soluções muito atrativas para entregas no mesmo dia e para e-commerce em geral, tanto dentro da Europa quanto para determinados destinos de médio curso”.

Falando sobre o estado geral da indústria, Bhat observou que “por um lado, a capacidade disponível no mercado global de frete permanece apertada e, ao mesmo tempo, os consumidores esperam receber suas compras no menor tempo possível”. Segundo o líder, aeronaves como o A321F ajudarão a “fechar essa lacuna e continuar a fornecer a capacidade que nossos clientes precisam”.

Os trabalhos de conversão A321 já estão concluídos. Estes incluíram, entre outros, o reforço do piso da cabine, a instalação de uma porta de carga e uma barreira de proteção. Os A321P2Fs têm um total de 14 posições de contêineres no convés principal e 10 no convés inferior, com capacidade máxima de carga de 28 toneladas.

O segundo modelo do tipo entrará em serviço para a Lufthansa no final do verão. Como seu irmão, será operado pela Lufthansa CityLine para a Lufthansa Cargo sob um contrato de arrendamento do tipo AICM.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias