Lufthansa interessada em comprar até 40 por cento da ITA Airways

Em quase todos os meses desde a criação ITA Airways, surge uma notícia sobre uma possível associação entre estreante italiana e algum outro grande grupo Europeu. No páreo, costumam aparecer a alemã Lufthansa e a franco-holandesa Air France-KLM. Nesta sexta (7) foi a vez dos alemães voltarem às manchetes, com um suposto interesse em comprar 40% da ITA.

Segundo escreve o jornal Il Messaggero, a Lufthansa apresentou um conceito para a integração da ITA Airways. Além da cooperação comercial, o projeto também inclui a exploração de sinergias, como compras ou manutenção de aeronaves, bem como a expansão do hub de Roma para um centro de conexões de todo o grupo.

De acordo com as informações, a Lufthansa está interessada na estratégia da nova companhia aérea italiana. A mudança para novas aeronaves Airbus, os enxugamentos internos e o foco na qualidade, teriam sido bem recebidos em Frankfurt. Tão bem que a Lufthansa propôs uma participação de 15 a 40 por cento na ITA Airways.

A participação também teria outro propósito: seria uma forma de afastar os concorrentes. “Depois dos EUA, a Itália é nosso mercado estrangeiro mais importante”, disse o chefe da Lufthansa, Carsten Spohr, em uma apresentação recente. Portanto, ele quer evitar que os ex-parceiros da Alitalia, Air France-KLM e Delta tomem lugar na ITA.

Há algumas semanas, o presidente do ITA, Alfredo Altavilla, deixou claro que estava muito interessado em uma aquisição pela Lufthansa. 

“Seria errado permanecer independentes porque sempre seríamos muito pequenos em comparação com os três grandes grupos de companhias aéreas que operam na Europa”, disse Altavilla. Ele espera muito que a Lufthansa se interesse por sua companhia aérea.

Onde há fumaça, há fogo, mas o ideal mesmo é esperar pelo próximo capítulo dessa verdadeira novela italiana.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias