Início Controle de Espaço Aéreo

Lufthansa investe em nova tecnologia para transmitir informações de trajetória de voo em tempo real

Airbus A321neo – Imagem: Oliver Roesler / Lufthansa

Com a instalação padrão de uma inovadora tecnologia para transmissão de informações de perfil de voo em suas novas aeronaves A320neo e A321neo, o Grupo Lufthansa informa que busca melhorar ainda mais a gestão do espaço aéreo na Europa, evitar desvios desnecessários e, assim, voar de forma mais sustentável.

A partir de 2024, o Grupo Lufthansa receberá mais de 65 aeronaves Airbus A320neo e A321neo, e todas serão equipadas com a nova tecnologia de informações de perfil de voo chamada “Vigilância Dependente Automática – Perfil Projetado Estendido por Contrato” (ADS-C EPP – Automatic Dependent Surveillance – Contract Extended Projected Profile).

O grupo de companhias aéreas está investindo na nova tecnologia em um estágio inicial e promovendo sua introdução o mais rápido possível em toda a Europa. A partir de 2028, a tecnologia deve ser instalada como padrão em todas as aeronaves e sistemas terrestres ATC recém-entregues na UE.

Ao serem geradas pelo sistema de gerenciamento de voo da aeronave, as informações de trajetória de voo 4D serão transmitidas em tempo real, automaticamente, para o controle de tráfego aéreo a qualquer momento. Essa chamada trajetória de voo 4D descreve o curso posterior de um voo nas três dimensões espaciais (comprimento, largura, altura), bem como no tempo como a quarta dimensão.

Com base nas informações mais precisas sobre a trajetória de voo de uma aeronave, o controle de tráfego aéreo pode trabalhar com mais eficiência e otimizar o roteamento da aeronave.

“Quando se trata de usar novas tecnologias para voos mais sustentáveis, o Grupo Lufthansa desempenha um papel pioneiro. É por isso que tomamos uma decisão consciente de usar a nova tecnologia para transmitir informações de trajetória de voo em tempo real como padrão em nossos novos Airbus A320neo e A321neo já em 2024. Isso permitirá que nossos pilotos voem com ainda mais eficiência já no próximo ano, reduzindo assim as emissões de CO2, disse o Dr. Detlef Kayser, membro do Conselho Executivo do Grupo Lufthansa responsável pela Frota e Tecnologia.

Contribuição importante para a modernização do espaço aéreo da UE

A transmissão automatizada de informações sobre trajetórias de voo está contribuindo para a modernização do espaço aéreo da UE. As novas aeronaves do Grupo Lufthansa equipadas com ADS-C EPP inicialmente poderão usar a nova tecnologia no espaço aéreo de Maastricht (MUAC), que é o primeiro espaço aéreo da Europa a atender a todos os requisitos.

O Grupo Lufthansa está trabalhando em conjunto com outros provedores de serviços de navegação aérea para garantir que seja possível voar com ainda mais economia de combustível em um número crescente de espaços aéreos europeus o mais rápido possível. A nova tecnologia está atualmente certificada para aeronaves da família Airbus A320 e A330neo.

Sair da versão mobile