Lufthansa diz que quer comprar ‘só um pedacinho’ da italiana ITA Airways

O CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, disse que é improvável que a transportadora alemã adquira uma participação majoritária na ITA Airways. Mas ele chamou a Itália de segundo mercado de aviação estratégica mais importante do mundo e confirmou que uma participação minoritária é uma probabilidade.

Spohr disse a investidores durante uma apresentação dos resultados de 2021 para não se preocuparem com uma aquisição completa da sucessora da Alitalia, já que manter uma participação majoritária na ITA está “longe de suas intenções”, reportou a Reuters.

A Lufthansa juntou-se ao gigante marítimo suíço-italiano MSC para analisar as possibilidades de investir na ITA. Spohr abordou as origens dessa parceria dizendo: “O governo nos conectou com a MSC, e eles nos pediram um encontro às cegas, e nos apaixonamos”.

Gianluigi Aponte, o bilionário fundador, proprietário e presidente da MSC, recentemente esclareceu ao jornal italiano Corriere della Sera que “o mais importante para é ter uma participação majoritária na ITA Airways. Os alemães podem entrar como sócio comercial ou acionista minoritário. Queremos administrar a ITA, senão não estaríamos entrando nesse negócio. Não queremos ser um parceiro adormecido”.

Mas Spohr enfatizou na reunião de investidores como a Itália é vital para a Lufthansa.

“Todos aqueles que estão envolvidos no assunto há algum tempo sabem que a Itália é o mercado internacional mais importante para nós na Europa, e é o número dois no mundo, perdendo apenas para os EUA. Portanto, para nós, a Itália é de importância estratégica e acreditamos que, com nossa experiência também com a Air Dolomiti, o Grupo Lufthansa é o parceiro certo para isso”, disse ele.

O executivo-chefe da Lufthansa se encontrou pessoalmente com os proprietários da MSC, a família Aponte – algo que ele considerou crucial para um projeto desse porte, disse ele.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias