Início Empresas Aéreas

Lufthansa Systems lança nova versão de seu software de cartas aeronáuticas, veja o que muda

Imagem: Lufthansa Systems

A Lufthansa Systems anunciou na terça-feira, 26 de abril, o lançamento da versão 6.1 da Lido mPilot, solução de gráficos baseada em iPadOS para pilotos, que já está disponível na App Store.

Com esta versão, os pilotos das companhias aéreas que utilizam o software podem esperar uma melhor usabilidade por meio de fluxos de trabalho significativamente aprimorados, maior consciência situacional e maior eficiência no download de dados.

“As Soluções Lido Pilot são projetadas em conjunto e especificamente para pilotos. Nós nos esforçamos continuamente para melhorar a experiência do usuário de nossos aplicativos e estamos entusiasmados em compartilhar alguns novos recursos no Lido mPilot, que tornam os fluxos de trabalho dos pilotos mais eficientes do que nunca”, explicou Philipp Barzen, chefe de estratégia de produto e proprietário-chefe do produto Lido na Lufthansa Systems.

A nova versão do Lido mPilot tem o recurso de seleção de procedimento único, que também permite que os gráficos sejam mostrados em exibição dividida. A KLM já testou com sucesso o Lido mPilot 6.1 na prática.

“Para nós da KLM, a evolução deste produto nos beneficiou muito, devido à capacidade de selecionar um único procedimento para decolagem e pouso por pista e tipo. Isso não apenas melhora o processo de configuração do voo, mas também reduz significativamente o tempo para fazê-lo”, disse Maarten Koudijs, Gerenciamento de Tráfego Aéreo, Digitalização e Navegação da KLM Royal Dutch Airlines.

“A legibilidade do gráfico é aprimorada, pois exibe apenas o procedimento específico e suas informações pertinentes. Além disso, a visão dividida permite que o piloto leia mais facilmente as informações de navegação”, complementou Maarten.

A Lufthansa Systems apresenta também novos recursos climáticos que reduzem o consumo de dados em 90%. Depois que um plano de voo é carregado, o aplicativo envia coordenadas ao longo da rota, construindo um raio de 500 milhas náuticas para o servidor meteorológico.

O corredor se estende em ambos os lados, à esquerda e à direita, para representar apenas o clima relevante para o voo, para que os pilotos possam se concentrar nas informações mais pertinentes com base no corredor.

Para aumentar a segurança das missões, o Lido mPilot agora também oferece a exibição de um ícone do próprio avião nas cartas do terminal. Ao exibir o símbolo no mapa móvel do aeroporto, módulos de rota e gráficos de terminal, os pilotos se beneficiam de uma melhor consciência situacional.

A Lufthansa Systems ainda descreve que continua aprimorando as cores do modo escuro para melhorar a funcionalidade do aplicativo em condições de pouca luz e melhorar o consumo de bateria do iPad. Ao atualizar as cores do modo escuro para gráficos de terminais, que mantêm as taxas mínimas de contraste de cores, a Lufthansa Systems melhorou a legibilidade dos gráficos, reduzindo o cansaço visual em condições de pouca luz.

Imagem: Lufthansa Systems

O registro do Lido mPilot é facilitado agora ao usar a nova opção via MDM. Barry Comerford, Chefe de Operações Técnicas de Voo e comandante de Boeing 737-800 na Jet2, confirma esse recurso aprimorado com sua experiência: “O maior benefício para nós é o auto-registro do MDM, especialmente porque estamos usando um iPad e o MDM se atualiza automaticamente. Anteriormente, o processo de DDS era muito oneroso para as companhias aéreas e agora é quase um não-evento.”

Em poucas palavras, o administrador da companhia aérea pode configurar e distribuir arquivos de registro aos pilotos, que preencherão previamente todos os dados necessários na página de registro do Lido mPilot. Isso sincroniza simultaneamente com os sistemas back-end do Lido para acelerar a aprovação automática.

Informações da Lufthansa Systems

Sair da versão mobile