Lufthansa Technik revela design de cabine para governos feito para o Airbus ACJ TwoTwenty

Imagem: Lufthansa Technik

Um primeiro vislumbre do design de uma cabine de governo para o menor tipo de jato corporativo da Airbus (ACJ), o ACJ TwoTwenty da família A220, foi revelado pela Lufthansa Technik.

O design do ACJ TwoTwenty é voltado especificamente para operadores governamentais e militares que, por um lado, atribuem grande importância à alta funcionalidade do interior e, por outro lado, precisam realizar outras tarefas especializadas com suas aeronaves.

Segundo a empresa, o melhor exemplo disso é a função MedEvac (evacuação médica), que atualmente está em alta demanda. Assim como para o transporte de delegação convencional, o interior da Lufthansa Technik também oferece uma solução altamente personalizável para isso.

O design equipa o ACJ TwoTwenty, por exemplo, com áreas divisíveis para trabalhar (2 passageiros), para conferência (7 passageiros) e até para dormir para dignitários políticos, garantindo um alto nível de conforto e funcionalidade, além de segurança e privacidade.

Além disso, a configuração padrão inclui uma grande área de delegação composta por doze assentos na Classe Econômica Premium e 20 na Classe Econômica. Ao todo, 41 passageiros podem viajar nesta configuração, significativamente mais do que em jatos executivos convencionais a preços comparáveis.

Na configuração MedEvac, até oito macas podem ser instaladas para transportar pacientes leves e moderadamente feridos/doentes, ou duas Unidades de Transporte de Pacientes de nova geração (PTU NG) para pacientes de terapia intensiva. Configurações mistas com macas e PTU NGs também são possíveis.

Com os tanques adicionais da variante ACJ, a configuração do A220 equipado com o design da Lufthansa Technik fornecerá um alcance de até 5.650 milhas náuticas (10.460 quilômetros).

Imagem: Airbus

A Lufthansa Technik apresenta essa primeira visão de uma cabine governamental para o A220, bem como sua experiência nas áreas de MedEvac e missões especiais, na European Business Aviation Conference and Exhibition (EBACE) em Genebra, Suíça, e também na International Defence and Security Technologies Fair (IDET) em Brno, República Tcheca.

“Com suas dimensões de cabine, o ACJ TwoTwenty representa uma plataforma ideal para as mais diversas manifestações de futuras aeronaves governamentais e de missão especial, ao preço de tipos de aeronaves significativamente menores e menos flexíveis”, explicou Wieland Timm, chefe de vendas de aeronaves de missão especial na Lufthansa Technik.

A empresa já havia apresentado um conceito de cabine VIP igualmente exclusivo e totalmente personalizável para o Airbus A220 para outros grupos-alvo de operação VIP. Apelidado de “SkyRetreat”, o interior foi revelado em 2019 e destinava-se a uma clientela muito mais jovem e privada.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias