Lufthansa vende seis A380 à Airbus e com desconto após a chuva causar danos aos aviões

Imagem: Lufthansa

A Airbus chegou a um acordo com a companhia aérea alemã Lufthansa, comprando seis A380 a um preço que já é de conhecimento público. Inicialmente, o preço poderia ter sido maior.

Em 2019, a Lufthansa apresentou planos para uma expansão significativa da sua frota, anunciando a aquisição de 20 Boeing 787 e 20 Airbus A350. Paralelamente, também revelou um acordo para “a venda de seis dos seus 14 A380 à Airbus”. Pelo acordo, os aviões deveriam deixar a frota da Lufthansa em 2022 e 2023.

Houve especulações da indústria de que a venda desses seis superjumbos foi negociada em conjunto com o pedido da Lufthansa para os A350 da Airbus. No entanto, o preço acordado permaneceu confidencial até recentemente.

De acordo com o aeroTELEGRAPH, detalhes sobre a entrega planejada foram divulgados no Relatório Anual de 2021, que confirmou que os seis A380 seriam devolvidos à Airbus entre outubro de 2022 e novembro de 2023. Também afirmou que três aeronaves seriam entregues a cada ano. 

O relatório anual de 2022 finalmente esclareceu os preços. Ele revelou que a Lufthansa espera “receitas financeiras de 315 milhões de euros” com a venda dessas aeronaves e seus motores sobressalentes.

No entanto, a receita prevista foi afetada devido a um evento inesperado. A Lufthansa informou que, devido a danos causados ​​por tempestades não cobertos pelo seguro, a avaliação de cinco A380 desativados destinados à venda foi reduzida em € 13 milhões. Isso reduziu as receitas esperadas da venda para € 302 milhões.

Com esta venda, a frota de A380 da Lufthansa será reduzida para oito, das quais seis estão confirmadas para retornar ao serviço e duas ainda estão em estudo. Das seis aeronaves reativadas, uma já iniciou voos de treinamento, uma está em manutenção em Manila e outra estacionada em Frankfurt. Os demais estão estacionados em parques de aeronaves em Teruel, na Espanha, e Lourdes, na França.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias