Luftwaffe colocará sistema israelense antimísseis nos novos aviões presidenciais

Foto: Clément Alloing

Os três jatos que servem à alta cúpula do governo alemão terão um sistema antimíssil instalado para maior proteção dos dignitários. Os jatos Airbus A350 da Luftwaffe modificados para serviço VIP pela Lufthansa substituíram os antigos quadrimotores A340-300 no atendimento ao Presidente, Chanceler, Vice-Chanceler e Ministra das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha.

Agora, segundo a Reuters reporta, as aeronaves terão um sistema infravermelho que desabilitará o guiamento por calor de mísseis. Esta medida de segurança extra já é padrão em vários jatos governamentais pelo mundo, porém é de certa maneira limitada, já que funcionará apenas com mísseis de curto alcance, que são guiados pela emissão de calor dos motores da aeronave, em contraste com mísseis de médio e longo alcance que são guiados por radar.

Outra opção que pode ser instalada é o sistema de chaff e flares, sendo este primeiro vários pedaços de alumínio reflexivo que conseguem confundir os sistemas de guiamento por radar, já o segundo são espécie de “sinalizadores” que tentam despistar os mísseis guiados por calor.

Os sistemas que serão instalados nos jatos Airbus serão fabricados pela israelense Elbit Systems (proprietária da brasileira AEL Sistemas) em parceria com a alemã Diehl. Uma data para a conclusão desta instalação ainda não foi definida, mas será feito em um A350-900 por vez, de maneira a não diminuir a disponibilidade dos aviões para o uso governamental.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias