Luftwaffe reativa antigo Airbus A310 com leitos de UTI para levar italianos

A Força Aérea Alemã, Luftwaffe, reativou um antigo Airbus para servir de ambulância aérea, trazendo pacientes italianos com Covid-19 para a Alemanha.

Luftwaffe

O jato Airbus A310 de matrícula 10+27 foi fabricado em 1990, entregue à Lufthansa, que o repassou para a Luftwaffe em 1998, quando foi convertido para aeronave de transporte tático e reabastecimento em voo.

De 1998 até o ano passado, a aeronave tinha servido como principal meio de transporte de chefe de estados, tropas e cargas em voos de longo curso, além de fazer reabastecimento em voo.

Com a chegada, neste ano, do Airbus A350 VIP e do A330MRTT que está sendo compartilhado com a Noruega, Holanda, Luxemburgo, República Checa e Bélgica, o pequeno A310 foi colocado de lado, para ser usado apenas em último caso.

E agora é a vez de mostrar-se novamente serviço, foi convocado para ajudar a aliviar os hospitais italianos que sofrem com a superlotação causada pela pandemia do Coronavírus.

O jato voou de Colônia para Bergamo, no epicentro da epidemia italiana, levando equipamentos médicos. Na volta trouxe seis pacientes que estavam acamados na cidade italiana, para tratamento no estado da Renânia do Norte-Vestefália.

O avião foi rapidamente transformado em uma UTI Aérea, com capacidade para receber até nove pacientes em estado grave que necessitem de tratamento intensivo, além de algumas dezenas em condição melhor de saúde.

Mais voos deste tipo podem ocorrer nos próximos dias, já que a Alemanha tem um número relativamente baixo de casos graves e muito menos mortes que países próximos como França, Inglaterra, Espanha além da própria Itália.

Com informações e fotos da Comunicação Social da Bundeswehr – Luftwaffe

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias