Lugar onde eram montados os gigantes A380 “dá lugar” a um novo modelo da Airbus

A Airbus está pronta para a decolagem da nova linha de montagem do A321 Neo em Toulouse (França), que assume o lugar onde antes eram feitos os gigantes A380, cuja produção foi descontinuada em 2021. A expectativa é que o primeiro avião A321 Neo saia da nova linha de montagem final ainda este ano.

Para garantir que os funcionários se beneficiem da modernização, a Airbus tem trabalhado em estreita colaboração com eles para garantir que as condições de trabalho sejam otimizadas. A modernização inclui o uso de empilhadeiras autônomas que transportam peças necessárias para a montagem dos aviões, projetores que projetam faixas de pedestres e sinais de parada no chão para orientar os funcionários.

A fabricante também está testando caixas de ferramentas digitais que podem ser acessadas digitalmente e rastreadas para garantir que nenhuma ferramenta se perca. O objetivo da Airbus é aumentar a eficiência e a ergonomia.

Para alcançar isso, a cor branca foi escolhida como a cor predominante nos postos de trabalho, em vez da cor amarela predominante na montagem final em Hamburgo. Além disso, a montagem das asas foi adiantada, o que ajuda a otimizar o processo de várias estações de trabalho.

O número de turnos de trabalho também foi reduzido de três para dois, o que oferece aos funcionários um melhor planejamento e equilíbrio entre vida profissional e pessoal. No mais, cada estação de trabalho possui seu próprio depósito, o que significa que os funcionários têm menos distâncias a percorrer.

A Airbus enfatiza que o aumento da automação não levará ao uso de menos pessoas. Em vez disso, o objetivo é aumentar a produção da família A320 para 75 aeronaves por mês até 2026. Este ano, a produção deverá atingir cerca de 50.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias