Lula embarca em helicóptero e acompanha voo do KC-390 em meio a incêndio massivo no Pantanal

Imagem: Ricardo Stuckert / Presidência da República

Na última terça-feira (31), o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, juntamente com Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e o Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, visitou Corumbá, em Mato Grosso do Sul, para acompanhar de perto os esforços da Operação Pantanal II no combate aos incêndios que afetam a região.

A operação, conduzida pelo Comando Conjunto Pantanal II, envolve as Forças Armadas em uma ação coordenada nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

As autoridades participaram de um briefing conduzido pelo Comandante do Comando Conjunto, General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, onde foram discutidos os desafios logísticos e operacionais enfrentados pelas equipes. A reunião incluiu representantes de diversos órgãos envolvidos na proteção do Pantanal e culminou na sanção da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo.

Durante o evento, foram apresentados os resultados consolidados do primeiro mês de operações, que contaram com a participação diária de mais de 400 militares. Eles utilizaram recursos como 20 rastreadores, 6 antenas, 8 aeronaves, 25 embarcações e 64 viaturas.

As forças mobilizaram aproximadamente 2.000 agentes e transportaram mais de 89 toneladas de equipamentos para a região. Foram realizadas 164 missões aéreas, com mais de 700 mil litros de água lançados sobre os focos de incêndio, além de 88 missões de reconhecimento terrestre, aéreo e fluvial. A logística incluiu ainda cerca de 1.500 hospedagens e 6.642 refeições para os brigadistas.

A comitiva encerrou a visita com um sobrevoo na região, onde puderam observar de perto os impactos dos incêndios e o trabalho das equipes de combate, bem como a atuação da aeronave KC-390.

Operação Pantanal II

O Comando Operacional Conjunto Pantanal II foi ativado no dia 27 de junho, por meio da portaria 3.179, assinada pelo Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho. Com essa medida, as Forças Armadas somam esforços para combater os incêndios na região do Pantanal por um período de quatro meses. As atividades do Comando Conjunto estão sob a responsabilidade do General de Exército Baganha.

As ações são realizadas nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, contando com seis helicópteros, dois aviões, embarcações e viaturas para transporte de militares, brigadistas e equipamentos, além de meios que garantam suporte a todos os envolvidos.

O emprego de militares nesta operação é de extrema importância, visto que esses profissionais são capacitados para atuar continuamente em condições extremas, com a missão de defender vidas e o bioma pantaneiro.

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Iraque faz encomenda à Airbus para 12 unidades das aeronaves H225M,...

0
As entregas começarão em 2025. O Iraque já opera uma frota de helicópteros Airbus das famílias H125, H135 e H145.