O presidente Lula retornará à Embraer amanhã, 19 de julho, onde é esperado que seja feito um anúncio de financiamento à fabricante aeronáutica pelo BNDES.
O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) é historicamente um dos maiores apoiadores da fabricante brasileira, tendo financiado a venda de dezenas de jatos executivos e aviões comerciais, inclusive para companhias aéreas americanas, atuando como lessor.
Uma nova linha de crédito deverá ser anunciada, e Lula deverá estar presente na ocasião, segundo informou o Planalto à imprensa, afirmando que ao meio-dia de sexta “o presidente acompanha o anúncio de financiamento do BNDES às exportações da Embraer, em cerimônia no Hangar F300, em São José dos Campos”.
Em abril, Lula esteve na Embraer, onde acompanhou a entrega de um avião E195-E2 para a Azul Linhas Aéreas, que confirmou o número de aeronaves do modelo que serão recebidas durante este ano, mas não fez nenhuma encomenda nova.
A cerimônia de amanhã é em uma data relevante: é o último dia útil antes da feira de Farnborough, na Inglaterra. No evento são esperados grandes anúncios de venda pela empresa brasileira, e o BNDES pode estar envolvido em alguns destes novos pedidos, novamente atuando como financiador, ao comprar as aeronaves e alugá-las para as companhias aéreas estrangeiras.
Todas as novidades do Farnborough International Airshow 2024 poderão ser acompanha aqui no AEROIN, uma das mídias que estará presente no evento, trazendo as informações diretamente do Reino Unido.