Início Novidades

Luxuoso Boeing 747-8 de sheik árabe pousou nesta manhã no Rio de Janeiro

Um dos maiores aviões executivos do mundo, o Boeing 747-8 BBJ, chegou hoje ao Rio de Janeiro e seu dono é bastante conhecido.

Foto por Eric Bannwarth

Apesar de ter a mesma pintura da empresa aérea estatal Qatar Airways, este Boeing 747-8 que pousou no Rio de Janeiro apenas se parece com um jato comercial da companhia catariana. Ao contrário, ele serve exclusivamente ao governo do sheik Tamim bin Hamad Al Thani, emir do Catar e irmão do dono do clube Paris Saint-Germain (PSG), onde jogam Neymar Jr., Messi e Mbappé.

Curiosamente, o sheik se declara torcedor do time carioca Vasco da Gama, tendo inclusive convidado jogadores do time para assistir a partidas de futebol no Catar.

De toda maneira, a visita de seu Boeing 747-8 ao Rio de Janeiro não tem um motivo revelado e nem se sabe se o mandatário árabe estava a bordo da aeronave, apesar do voo ter sido realizado com o código “Qatari Air Force One”, que indicaria a presença a bordo da autoridade máxima do país.

Segundo dados da plataforma de rastreamento de voos RadarBox, curiosamente o Jumbo não veio de Doha, mas sim de Miami, nos EUA, e pousou no Rio às 8h08 da manhã deste domingo, 25 de dezembro. Não está claro quando o 747-8 BBJ irá partir. A aeronave tem matrícula A7-HHE, sendo bloqueada para rastreio em tempo real em outras plataformas.

Por ser ainda um país bastante fechado, o Catar não revelou quantos assentos cabem nesse Jumbo, que é um legítimo Boeing Business Jet (BBJ), ou seja, um 747 que já sai de fábrica com configuração VIP, que inclui menos assentos e mais luxo, tanques adicionais de combustível para voos sem escalas entre qualquer cidade do mundo, praticamente.

O 747-8 BBJ é o maior jato executivo do mundo, sendo operado por monarcas bilionários, como o Emir do Catar, Emir do Kuwait, o Sultão de Brunei e o Presidente da Turquia.

A chegada do 747-8 do Catar no Aeroporto Internacional do Galeão foi registrada pela página GIG Ao Vivo, abaixo.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A