Luxuosos aviões presidenciais começam a chegar em Brasília para a posse de Lula

A posse do Presidente Luis Inácio Lula da Silva está atraindo muitos visitantes estrangeiros, que já começaram a chegar em seus luxuosos jatinhos.

Global Express – Imagem meramente ilustrativa

A posse do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva, marcada para o dia 1 de janeiro de 2023 em Brasília, deve reunir 45 delegações estrangeiras. Apesar de uma boa parte delas não vir de fora do país, por serem compostas de diplomatas em exercício no Brasil, outra virá dos quatro cantos do mundo. Nesse contexto, alguns grupos já chegaram na capital federal.

Nesta lista estão apresentados os aviões que chegaram nos dias 29 e 30 na capital federal, por ordem de chegada, confira:

Gabão

O país africano com pouco mais de 2 milhões de habitantes foi o primeiro a chegar, ainda sob a luz do dia de quinta-feira. O Gabão tem em sua frota presidencial um jato Gulfstream G-IV de matrícula TR-KSP, que voou direto de Libreville para Brasília.

Government of Gabon Gulfstream at Basel

Angola

O país africano que tem historicamente maior relação com o Brasil, seja pela língua portuguesa, seja pela proximidade geográfica, enviou dois jatos Bombardier Global Express para a posse. O primeiro, o jato de matrícula P4-BFK, da empresa BestFly, foi seguido do registrado como D2-ANG, do próprio governo de Angola.

Avião Boeing 787-8 VIP Deer Jet HNA
Boeing 787-8 VIP 2-DEER – Imagem: Deer Jet

Um terceiro jato, o de maior porte do grupo, também chegou próximo do meio dia desta sexta-feira (30). Trata-se do Boeing 787-8 Dreamliner de matrícula 2-DEER. É operado pela Sonair para o governo de Angola e é considerado o Dreamliner mais luxuoso no mundo. Ele voou direto de Luanda para Brasília com o indicativo de chamada “Angola 01”, levando o presidente angolano João Lourenço a bordo.

Mali

O primeiro Boeing 737 a chegar também é de um país africano. Trata-se de um 737-700 BBJ, ou seja, um avião produzido de fábrica para o transporte executivo e com alcance aumentado. De matrícula TZ-PRM, ele pertence ao Governo de Mali e chegou no final da manhã do dia 30 em Brasília, após um voo direto saindo de Bamako.

TZ-PRM 24022018

Argélia

Outro país africano que enviou um jato executivo foi a Argélia. O Gulfstream G-IV de matrícula 7T-VPS decolou da capital Algiers em voo direto para Brasília, com previsão de chegada no final do dia 30.

AlgerianGovernment_Gulfstream4_7T-VPS_BRU_MRT19

Guiné Bissau

Este país africano enviou a delegação de maneira diferente, já que o seu jatinho fretado, o Gulfstream G-V de matrícula americana N890DA, do táxi aéreo Cite Aviation, voou direto de Dubai para Brasília, não passando por Guiné Bissau. Apesar disso, utilizou o código de chamada “Bissau 01”, indicando que o presidente Umaro Sissoco Embaló estaria a bordo.

Gulfstream G550 c/n 5079 Darling Ingredients Inc. registration N890DA

Turquia

O maior avião a chegar no dia 30 é o Airbus A340-500 do governo turco, um dos poucos do modelo em operação no mundo atualmente. A aeronave de quatro motores voou diretamente de Ancara, capital da Turquia, até Brasília onde irá pousar no início desta noite. Está previsto que o Presidente Recep Tayyip Erdoğan esteja neste voo.

Foto por Markus Eigenheer
Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias