Início Acidentes e Incidentes

Luzes apagadas levaram piloto da Azul a pousar na pista errada do Santos Dumont

Na noite de terça-feira (5), uma aeronave Embraer E195 da Azul Linhas Aéreas fez uma aterrissagem na pista auxiliar (20R) do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, resultando num sério incidente, já que a autorização para pouso era na pista principal, a 20L.

Como mostra a carta ADC do Santos Dumont, abaixo, a pista principal (20L/02R) possui 1.323 metros, enquanto a auxiliar (20R/02L) tem 1.200 metros. Além disso, a pista auxiliar é mais estreita e mais crítica de se operar com um E-Jet.

A situação está sob investigação do CENIPA e um boletim deverá ser divulgado em breve. Enquanto isso, fontes da área técnica da empresa aérea apontam que o erro dos pilotos do voo AD-2856, procedente de Congonahs, teria sido causado pela má sinalização do aeroporto e o balizamento da pista principal totalmente apagado no momento da aterrissagem.

Segundo fontes próximas da operação de voo, ouvidas pelo AEROIN em regime de anonimato, os pilotos reportaram que apenas após o pouso se deram conta do equívoco, motivado pelo fato de todo o balizamento (sistema de luzes) da pista principal estar apagado. A torre de controle foi informada imediatamente.

Mesmo que tudo tenha terminado bem, o incidente é considerado grave e segue em investigação.

Momento foi gravado

O momento do incidente registrado no vídeo abaixo nesta matéria, da câmera ao vivo do canal Aviation TV do YouTube, que transmite o movimento do Santos Dumont durante as 24 horas do dia. Como citamos ontem, o seguinte aspecto chama a atenção na gravação.

Algum tempo antes da chegada da aeronave do incidente, outro avião da Azul é visto pousando pela pista da esquerda às 19h04min55s. Em seguida ao seu pouso, um avião da Latam, que estava aguardando para decolar, é visto deslocando-se até a mesma pista da esquerda para sua partida.

Porém, neste momento, é possível notar as luzes da pista da esquerda sendo apagadas (às 19h05min18s). As seis luzes vermelhas que marcam o final da pista e todas as luzes das laterais da pista são apagadas antes mesmo do avião da Latam chegar até ela.

Após a decolagem do Latam, o segundo avião da Azul é visto pousando, agora pela pista da direita (às 19h09min37s), que permanecia acesa.

Alguns minutos depois, o próximo avião chegando para o pouso é visto arremetendo (às 19h11min55s), mas sem que seja possível definir para qual pista estava fazendo a aproximação.

Por fim, a pista da esquerda é vista sendo novamente acessa (às 19h12min30s), e a próxima decolagem ocorre por ela.

Os movimentos de aviões acima descritos, assim como o apagamento e depois acendimento das luzes da pista, podem ser vistos no vídeo acima.