Início Aeroportos

Luzes da pista de pouso desaparecem no principal aeroporto nigeriano

Foto ilustrativa por steho via Deposit Photos (sob licença)

No Aeroporto Internacional Murtala Muhammed, em Lagos, na Nigéria, um grupo de ladrões conseguiu de alguma forma invadir o aeroporto para roubar o sistema de iluminação especializado instalado na pista 18L/36R, reporta a mídia local.

Como consequência, a pista não pode mais ser usada para decolagem e pouso durante as horas de escuridão ou em condições climáticas desfavoráveis de baixa visibilidade.

Até novembro de 2022, os voos domésticos eram forçados a usar a pista normalmente reservada para serviços internacionais, pois a pista doméstica, não possuía um sistema de iluminação adequado instalado. Com isso, o processo de taxiamento ficava muito longo para os voos locais, fazendo os aviões rodarem 4 km, o que causava atrasos e interrupções que prejudicavam os passageiros.

Assim, o sistema de luzes foi instalado e durou até o roubo desta semana. A Autoridade Aeroportuária Federal da Nigéria (FAAN) confirmou o roubo e suspender vários funcionários por causa do incidente. Embora as autoridades ainda não saibam quem exatamente está por trás, acredita-se que funcionários do aeroporto estejam envolvidos.

A FAAN divulgou uma declaração alegando que tomará providências para eliminar qualquer área vulnerável no aeroporto. Até o momento, nenhuma prisão foi efetuada.

A falha do sistema de segurança do aeroporto representa um sério problema de segurança. Deve-se esperar que as autoridades responsáveis apliquem soluções adequadas para restabelecer a segurança da pista e prevenir incidentes similares no futuro.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile