Início Indústria Aeronáutica

LYTE Aviation revela um novo projeto de aeronave eVTOL de 40 lugares

A LYTE Aviation, a mais nova empresa do mercado focada em mobilidade aérea urbana, revelou nesta quinta-feira (23) seu programa eVTOL de 40 assentos (híbrido). O LA-44 SkyBus e a variante de carga SkyTruck foram projetados em torno de uma carga útil de 4,5 toneladas e resultam de três anos de P&D. O resultado é um veículo de decolagem e pouso vertical projetado para ser cinco vezes mais eficiente em termos de combustível do que os helicópteros atuais.

O SkyBus oferecerá um alcance de 1.000 km com uma velocidade máxima de 300 km/h, usando principalmente a tecnologia disponível hoje. O LA-44 é um avião elétrico híbrido de asa inclinada em tandem, do qual um protótipo em escala real está sendo planejado dentro de 24 meses.

Freshta Farzam, Fundador e CEO, explicou o projeto: “O uso de motores a turbina provavelmente permanecerá inevitável no futuro previsível, portanto, para alcançar faixas úteis e sensatas para os negócios, bem como um tempo de lançamento mais rápido no mercado, optamos por um híbrido, parcialmente elétrico VTOL.

“Minha inspiração pessoal com este conceito operacional vem da aeronave Rotodyne da década de 1950. Imagine 70 anos depois de realizar esses 350 voos de teste bem-sucedidos, o que pode ser alcançado graças aos avanços da tecnologia que vimos e continuamos a ver“, prosseguiu.

O projeto LA-44 da LYTE Aviation, apresentado pela primeira vez hoje, é movido por quatro motores de turbina convencionais, movidos a combustível de aviação sustentável (SAF) complementado por quatro motores elétricos nas pontas das asas para controle e estabilidade, alimentados por células de combustível de hidrogênio.

“A visão da LYTE Aviation é aumentar significativamente a velocidade e a frequência do transporte coletivo de passageiros e entregas de carga. O LA-44 representa o trabalho da equipe de classe mundial da LYTE, que coletivamente detém 200 anos de experiência em aviação”, concluiu.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile