Macaco Prego é levado em avião da Latam de Porto Alegre para Natal, com escala em Guarulhos

Imagem: AEROIN e Fernanda de Azevedo / IBAMA-RS

A LATAM informa que transportou gratuitamente, na última quarta-feira, dia 22 de fevereiro, mais uma vez através de seu programa Avião Solidário, um Macaco Prego (Sapajus libidinosus) de Porto Alegre (RS) para Natal (RN).

O animal, que será reintroduzido ao seu habitat natural, na região de transição entre os biomas da Mata Atlântica e da Caatinga, foi resgatado após ser encontrado em um cativeiro irregular em Santa Catarina e estava sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA no Rio Grande do Sul (CETAS/IBAMA/RS). No Rio Grande do Norte, o Macaco Prego foi recebido pelo CETAS/IBAMA de Natal.

Natural de florestas ripárias e formações arbóreas e arbustivas do Cerrado e da Caatinga, o Macaco Prego de aproximadamente 1,5 quilo foi embarcado pela LATAM em Porto Alegre às 15h11, realizou uma conexão em Guarulhos (SP), e pousou em Natal à 1h39 desta quinta-feira.

O animal agora concluirá o seu processo de reabilitação e, na sequência, será reintroduzido ao seu habitat natural.

4,6 MIL ANIMAIS SILVESTRES NO BRASIL EM 10 ANOS

Com mais de 10 anos de existência, desde o seu início, o programa Avião Solidário já transportou gratuitamente para conservação ambiental mais de 4,6 mil animais silvestres somente no Brasil. Para este tipo de transporte, a LATAM Cargo, empresa de transporte de cargas do grupo LATAM, utiliza toda a sua experiência logística e conectividade no Brasil.

Os animais são transportados com todo cuidado, com parte do porão de cargas da aeronave reservado exclusivamente para esta operação, em que uma posição é destinada para o seu acondicionamento, sempre visando a sua segurança e redução dos tempos de exposição, minimizando o estresse.

O programa Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM e, na prática, coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.

Somente em 2022, o Avião Solidário do grupo LATAM beneficiou 1,4 milhão de pessoas no Brasil com a concessão de mais de 700 passagens e foi responsável pelo transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, incluindo as vacinas, e de 150 animais de 17 espécies diferentes.

O ano de 2022 também foi o período em que o Avião Solidário da LATAM alcançou a marca de mais de 20 ONGs parceiras no Brasil, incluindo importantes aliados como Amigos do Bem, Gastromotiva, Gerando Falcões, Make a Wish, Ampara Animal, entre outros.

Desde o início da pandemia de Covid-19, o Avião Solidário da LATAM também já foi responsável pelo transporte gratuito de mais de 282 milhões de vacinas para todos os estados do Brasil, o que corresponde a mais de 70% de todas as vacinas contra a doença distribuídas pela aviação no País, impactando 140 milhões de brasileiros.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias