Maduro recebe autorização para abrir a rota aérea de Caracas a Moscou

Foto de Maor X via Wikimedia Commons

A companhia aérea estatal venezuelana Conviasa pode estar próxima se estrear uma rota há muito tempo prometida pelo governo de Nicolás Maduro, ligando Caracas a Moscou, informou a Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia em um comunicado nessa sexta-feira (7) replicado pelo site RU Aviation.

“As autoridades venezuelanas nomearam a companhia aérea Conviasa para transportar passageiros, cargas, voos de correio para a Federação Russa. O horário e as rotas: dois voos por semana na rota Caracas – Moscou – Caracas”, lê-se nos documentos.

Voos prometidos

Em setembro de 2019, Nicolás Maduro prometeu, durante evento na Venezuela, que os dois países abririam uma ligação entre si. Na época, não foram dados detalhes sobre o voo, no entanto, como ambos os países possuem empresas controladas pelo governo, havia grande probabilidade de que a rota nascesse, que é o que estamos vendo agora. que podem viabilizar a rota. À época, Maduro enfatizou que seu país reforçou as relações bilaterais com a Rússia, baseadas na independência e na paz.

“Muito em breve vamos abrir o voo direto Caracas-Moscou, para que os jovens vão passar férias na Rússia”, disse Maduro no Palácio de Miraflores (sede do governo). “Estamos construindo laços profundos no novo mundo multipolar, laços de juventude para juventude, de cidade em cidade, de governo para governo. Imagine como serão as relações da Rússia e da Venezuela em 2030, em 2040, em 2050, união de desenvolvimento, prosperidade, independência, paz ”, afirmou o chefe de Estado na ocasião.

Segundo a Prensa Latina, em abril de 2019 passado Venezuela e Rússia assinaram 11 acordos durante a Comissão Intergovernamental de Alto Nível, realizada em Moscou. Ambas as nações mantêm acordos nas áreas de petróleo, finanças, agricultura, comércio, cultura, educação e ciência e tecnologia.

Além disso, os governos de Caracas e Moscou assinaram acordos para fortalecer o campo técnico militar. A Rússia está apoiando o presidente venezuelano maduro como o único líder legítimo do país em meio a uma crise política aguda que entrou em erupção na Venezuela em Janeiro de 2019, depois que o líder da oposição Juan Guaido proclamou-se chefe de estado provisório, reconhecido por mais de 20 países.

Um novo A340

Com a chegada de um segundo A340, dessa vez do modelo 300, a Conviasa pode efetivamente abrir essa rota. A aeronave foi recebida no final de julho passado da Avior, uma empresa venezuelana privada, que já não voava a aeronave desde 2019.

Segundo as escassas informações, esse segundo quadrimotor será usado para apoiar as operações da empresa no Oriente Médio também.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias