Maior aérea do mundo em número de destinos, Turkish adiciona mais 6 cidades no próximo ano

O Presidente do Conselho e Comissão Executiva da Turkish Airlines, Ahmet Bolat, compartilhou com a agência estatal turca Anadolu um balanço das operações de sua empresa no ano que finda, bem como as metas (ambiciosas) para 2023. Nesse escopo, o executivo falou sobre um aumento significativo de frota e seis novas cidades atendidas.

Afirmando que este ano é o ano de saída da epidemia, ele disse que a companhia espera aumento grande na procura por passagens aéreas. Bolat, lembra que o número de passageiros transportados no período de janeiro a outubro deste ano esteve acima de 2019 em alguns destinos, e que foram transportados um total de 60,5 milhões de passageiros.

“Nossas finanças confirmam isso. Até o final do ano, o número de passageiros que transportamos chegará a 72 milhões. Um lucro de 2,25 bilhões de dólares em 10 meses. “Este é o valor mais alto da história da Turkish e da aviação europeia. Esperamos que nossa lucratividade continue aumentando”, ele disse.

Bolat disse que a maior parte desse lucro veio de rotas distantes e que o lucro da Europa, em voos de distâncias curtas, representou em torno de 10%. Em grande parte, esse contexto advém do fortalecimento do aeroporto de Istambul como um importante hub internacional de conexões.

427 AERONAVES – Apontando para o aumento do número de turistas na Turquia, Ahmet Bolat disse que colocou um aumento de capacidade de 17 a 20 por cento no orçamento de 2023. Com isso, o número atual de aeronaves, que é de 396, aumentará para 427 até o final do ano próximo.

6 NOVOS DESTINOS – O executivo também afirmou que a empresa voa atualmente para 342 destinos em todo o mundo, sendo 128 países, 286 cidades e 289 destinos internacionais. Isso torna a Turkish a companhia aérea que voa para a maior quantidade de destinos no mundo. Essa rede seguirá crescendo, com seis novos destinos no próximo ano.

“Planejamos transportar mais de 88 milhões de passageiros em 2023. Adicionando Denver e Detroit (EUA), Katowice (Polônia) e Palermo (Itália) no exterior, pretendemos aumentar o número de destinos internacionais para 293. Ao adicionar Yozgat e Bayburt em linhas domésticas (à nossa rede total de voos), aumentaremos o número de destinos locais para os quais voaremos para 348”, ele disse.

Por fim, Bolat afirmou que a Turkish Airlines sempre planejou sua tendência de crescimento em dois dígitos por ano e que manteve seu crescimento obtendo lucro na maior parte dos períodos, nos últimos 19 anos. Segundo ele, a expectativa é que até 2025 a empresa seja a sexta aérea mais valiosa do mundo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias