
A Autoridade dos Aeroportos da Grande Toronto (GTAA) informou que o Aeroporto Internacional Toronto Pearson, o maior e mais movimentado do Canadá, terá restrições rigorosas nos números de voos e passageiros durante este período de férias de março e também posteriormente no horário de pico de verão.
A GTAA anunciou em um comunicado que o número de voos e de passageiros que chegam ou partem em cada terminal em uma determinada hora serão limitados. Isso significa que alguns voos programados para o período poderão ser reprogramados para garantir que os números não ultrapassem os limites estabelecidos.
A administradora não forneceu detalhes sobre quais serão os limites. Rachel Bertone, porta-voz da empresa, disse que essas medidas de slots estabelecem um equilíbrio entre as solicitações das companhias aéreas e as capacidades das entidades em todo o ecossistema do aeroporto.
Diante da decisão, a companhia aérea Air Canada, maior operadora no terminal aeroportuário, afirmou em comunicado que está trabalhando em estreita colaboração com a Autoridade Aeroportuária para garantir que as operações no Aeroporto Toronto Pearson sejam realizadas de forma segura e eficiente.
Como parte desse processo, a Air Canada ajustou sua programação para o período de inverno e verão de 2023 para se adequar às limitações impostas pela GTAA. A transportadora afirma que não prevê mudanças significativas em sua programação para o período de viagens de março.
Segundo a mídia canadense, os limites de voos e passageiros são uma medida tomada após um ano caótico para o aeroporto, já que ele foi classificado no verão passado como o pior em atrasos do mundo, com milhares de voos cancelados, passageiros retidos e malas perdidas.