Maior avião bimotor do mundo faz incomum pouso em Fortaleza ao desviar voo vindo da Europa

Imagem: canal Mundo Avião

O Aeroporto Internacional Pinto Martins, na capital do Ceará, Fortaleza, recebeu um incomum pouso de um Boeing 777-300ER, o maior modelo de avião bimotor em operação comercial no mundo, no final da tarde desta segunda-feira, 13 de fevereiro, após um desvio de voo.

O grande jato já foi utilizado em alguns voos regulares em alguns momentos para a capital cearense, porém, atualmente, nenhuma operação frequente ocorre com o modelo no Pinto Martins.

Os aviões de maior porte que pousam no local regularmente são o Airbus A330-900 e o A330-200, ou o Boeing 787-9. Com isso, o incomum e imprevisto pouso do “triplo sete” chamou atenção nesta segunda-feira.

O vídeo a seguir, do momento do pouso, foi gravado e publicado por Matheus Andrade em seu canal no YouTube:

As plataformas de rastreamento online de voo indicam que o equipamento, registrado sob a matrícula PT-MUB, estava realizando o voo 8073 da Latam, que partiu de Milão, na Itália, e voaria até Guarulhos. No entanto, quando se aproximando do litoral do Ceará, os pilotos desviaram o Boeing 777 e efetuaram o pouso em Fortaleza, por volta das 17h20 do horário local.

O Boeing 777 descendo para Fortaleza – Imagem: FlightRadar24

O avião permaneceu no solo por pouco mais de duas horas, e então partiu para continuar a jornada até Guarulhos, completada às 22h40, sem novas intercorrências relatadas.

Não muito tempo depois, o 777-300ER já partia, por volta da meia-noite, para um novo voo internacional, rumo a Londres.

O canal Mundo Avião, que faz transmissões ao vivo do movimento do aeroporto de Fortaleza, registrou imagem do momento em que o grande avião estava no pátio em Fortaleza:

Em nota ao AEROIN, a Latam informou que a aeronave do voo LA8073 precisou passar por manutenção corretiva e os passageiros aguardaram a liberação da aeronave no Aeroporto de Fortaleza, seguindo viagem rumo ao destino às 19h44.

A companhia lamenta os transtornos causados aos passageiros e esclarece que presta toda a assistência necessária aos clientes impactados. Por fim, a LATAM reitera que adota todas as medidas de segurança possíveis, técnicas e operacionais, para garantir uma viagem segura para todos”, afirmou a empresa.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias