Maior avião da Força Aérea Brasileira é visto em duas cidades da China antes da visita de Lula

O Airbus A330-200 (C-30) de matrícula FAB-2902 foi visto em Pequim e Xangai entre esta terça e quarta-feira, uma semana antes da chegada da grande comitiva brasileira à China, liderada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva e composta por mais de 250 pessoas, entre empresários e políticos.

A aeronave, que junto com outro exemplar do mesmo modelo são as maiores da frota da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou do Brasil no dia 20 de março, voando sem escalas entre Brasília e Abu Dhabi, seguindo depois para Pequim, onde pousou no começo do dia seguinte. Horas mais tarde, o jato decolou para Xangai.

A volta do jato ao Brasil está programada para esta quarta-feira, 22 de março, também com uma parada em Abu Dhabi na volta, segundo dados da plataforma FlightRadar24.

Apesar de não haver uma comunicação oficial até o momento sobre o motivo do voo, a missão em larga escala da próxima semana enseja preparação e viagens presidenciais também contam com uma missão precursora, onde emissários do país se baseiam no outro para atuar nos preparativos da visita oficial.

Em breve serão confirmadas as aeronaves da FAB que serão usadas pela grande comitiva brasileira. Nesta quarta-feira, o Planalto confirmou que Lula e uma parte da comitiva também se reunirão em Abu Dhabi durante a viagem de volta.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias