Maior avião do mundo faz pouso em meio à neblina e ‘rasga’ a densa névoa

O gigante avião Antonov An-225 fez um pouso na Polônia no meio da neblina, e abriu um ‘caminho” em meio às baixas nuvens que estavam ali. O bonito efeito foi gravado em vídeo (abaixo, espere carregar).

O vídeo acima mostra o gigante Antonov chegando na cidade polonesa de Rzeszów proveniente de Istambul, na Turquia. O objetivo da missão naquele dia era entregar mais uma carga de insumos médicos e gerais para a Polônia, numa série de voos feitos juntos do seu irmão menor, o An-124 Ruslan.

No entanto, o pouso da manhã deste dia 9 de janeiro foi diferente, já que o Aeroporto de Rzeszów estava cercado de neblina, o que não afastou os curiosos, que mesmo em meio ao frio e tempo adverso, encheram a rodovia próxima de uma das cabeceiras para acompanhar o pouso do gigante avião.

Com a intensa neblina, o avião só foi visto no último instante, já em cima do espectadores, levando-os ao delírio, como mostra o vídeo. Mas a melhor parte veio depois do avião ter passado: ele deixou a sua marca no ar.

Dado o seu grande tamanho, o An-225 gerou um deslocamento de ar massivo, fazendo uma “limpeza” no eixo de aproximação final, deixando o céu aberto nesta parte rumo à cabeceira.

Uma cena como essa não é todo dia que aparece, mas o rastro criado não tem necessariamente relação com o tamanho da aeronave, e sim com o fato haver uma fina camada de neblina sobre o campo de pouso. Certamente, outros aviões também poderiam criar um rastro parecido com esse (talvez um pouco menor), se passassem pelo mesmo local naquele mesmo momento

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias