Início Aeroportos Maior avião já fabricado no Brasil treina pouso no Aeroporto Santos Dumont

Maior avião já fabricado no Brasil treina pouso no Aeroporto Santos Dumont

Na data de ontem, chamou a atenção de quem acompanha o tráfego aéreo do Aeroporto Santos Dumont a passagem do Embraer KC-390, o maior avião já feito no país, como pode ser observado no vídeo abaixo, gravado com exclusividade por nossos parceiros do AviationTV.

A aeronave militar cargueira dividiu espaço com os jatos comerciais Boeing 737 da GOL e Airbus da LATAM, operando na pista 02R/20L, que possui apenas 1.323 metros de comprimento, uma das mais curtas no país com operação regular de aviões comerciais. O jato fez ontem alguns pousos e decolagens no final da tarde e à noite.

Essa não é a primeira vez do KC-390 no aeroporto, já que a aeronave fez sua estreia no aeroporto central carioca no ano passado, mas é a primeira vez que ele vem para realizar treinamentos de pousos e decolagens.

A presença do KC-390 chamou a atenção também pelo fato da Força Aérea Brasileira não utilizar muito o Santos Dumont para operação de aeronaves cargueiras, se restringindo mais aos aviões executivos e os do GEIV, que têm uma missão muito especial de calibrar instrumentos de aproximação em aeroportos, além de realizar inspeções de voo diversas, e tem sua base no próprio aeroporto.

Inclusive, historicamente o C-130 Hércules, que está dando o seu lugar para o KC-390, não era visto no Santos Dumont, já que sua base era no Galeão e Campo dos Afonsos, ambos apenas alguns quilômetros distantes entre si.

As imagens do pouso e decolagem do KC-390 no final da tarde de ontem foram gravadas pelo canal parceiro AviationTV, que possui uma câmera ao vivo 24 horas por dia nos Aeroportos Santos Dumont e Galeão:

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A